Petrolina está entre as cidades com maior número de beneficiárias do “Mães de Pernambuco”

por Carlos Britto // 27 de março de 2024 às 14:00

Foto: Ascom Gov PE

O programa “Mães de Pernambuco”, lançado pela governadora Raquel Lyra esta semana (25), vai fornecer um auxílio mensal de R$ 300 para as 100 mil mulheres em situação de vulnerabilidade no Estado. O foco são aquelas que cuidam de crianças de até 6 anos.

Para serem elegíveis ao auxílio, as mulheres devem cumprir cinco critérios: residir em Pernambuco, ser beneficiária do Programa Bolsa Família com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), ser responsável familiar, estar gestante ou ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos e não possuir vínculo empregatício formal.

Os recursos para o pagamento do auxílio, que totalizam R$ 30 milhões mensais, já estão assegurados no orçamento de 2024, provenientes do Tesouro Estadual. A expectativa é que os pagamentos comecem até maio, após a conclusão da tramitação jurídica e contratual e a verificação dos dados das mulheres selecionadas.

As mães e gestantes podem verificar se foram selecionadas para o benefício acessando o site oficial do programa, informando seu Número de Identificação Social (NIS) e sua data de nascimento. Caso estejam aptas, devem confirmar que desejam receber o auxílio.

A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) montou um call center especial para atender as mulheres com dúvidas sobre o programa.

Quem são as beneficiárias?

Das 100 mil mulheres inicialmente contempladas pelo Mães de Pernambuco, 62.487 são mães solo. O programa deve alcançar cerca de 118 mil crianças. As cidades com maior número de beneficiárias são Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Caruaru e Araripina. A faixa etária com mais beneficiárias é a de 30 a 34 anos e a maioria das crianças tem cinco anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários