Em Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde está alertando a população sobre o reforço da vacina contra a poliomielite (paralisia infantil) – a Vacina Oral Atenuada (VOPb), que será substituída pela Vacina Injetável/inativada Poliomielite (VIP). As mudanças começam a partir desta segunda-feira (4).
A recomendação foi debatida e aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), do Ministério da Saúde, que considerou as novas evidências científicas para proteção contra a doença.
A SMS realizou o recolhimento das Vacinas Orais Poliomielite Bivalente (VOPbs) de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme o recomendado pelo Ministério da Saúde. A VIP é administrada por via intramuscular e já faz parte do calendário nacional de vacinação infantil aos 2, 4 e 6 meses, sendo de fundamental importância para prevenir essa grave doença.
O novo esquema vacinal contra a Pólio tem três doses da vacina injetável no esquema básico – aos 2, 3 e 6 meses e um reforço aos 15 meses.
Particularidades
Crianças até 4 anos 11 meses e 29 dias que receberam esquema completo com as gotinhas e apenas uma dose de reforço com a injetável, deverão receber uma dose da injetável com um intervalo mínimo de 30 dias da dose oral. Aquelas nessa mesma faixa etária com esquema básico completo com vacina injetável, que receberam duas doses de reforço com a vacina oral não precisam se vacinar com a injetável.
Na dúvida, é só procurar uma UBS mais próxima de casa para conferir o esquema vacinal. A pasta reitera a importância de manter a caderneta de vacinação em dia.