Uma notícia alentadora aos pacientes com câncer foi anunciada ontem (23) pela Associação petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami). A unidade fechou a compra de um aparelho de radioterapia, que deverá ser instalado em breve.
O anúncio foi feito durante encontro do qual participaram o diretor-presidente Augusto de Souza Coelho; o assessor médico da Apami, Gustavo Mendes; o diretor do Ceonco, Gray Portela; o engenheiro Marcos Aurélio; e o gerente regional de vendas da empresa Elekta em São Paulo, Leonardo Chamas. Segundo informações da assessoria de comunicação da Apami, a plataforma que será instalada em Petrolina é a mesma utilizada pelo Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp), o maior centro de terapia da América Latina.
Ao todo serão dois equipamentos no combate ao câncer: um acelerador linear digital Elekta Synergy Platform, habilitado para tratamentos radioterápicos tridimensionais e IMRT, e um equipamento de Braquiterapia Elekta Microselectron de seis canais (técnica utilizada para a inserção do material radioativo diretamente no tumor), principalmente para tumores de colo de útero.
As máquinas são modernas e têm capacidade de realizar tratamentos extremamente complexos, apenas disponíveis em grandes centros, como radioterapia 3D e IMRT – que consiste em uma técnica eficaz na adequação da dosagem em torno dos tumores, preservando os órgãos adjacentes em perfeito estado e de maneira rápida. (Foto: divulgação)
Grande aquisição, e parabéns aos ótimos e dedicados profissionais da APAMI, que realizam um grande e bonito trabalho, sempre buscando melhorias para o tratamento dessa terrível doença. Parabéns e continuem com esse belo serviço prestado a Petrolina e região.
Apesar da oposição do Estado de Pernambuco que é contra Petrolina ter um hospital de câncer, com apoio do Governo Federal o nosso sonho vai se tornando realidade.
Que bom, não hora melhor pra isso acontecer. Obrigada Senhor Deus…
Não tinha hora melhor… Pois tenho uma mãe que esta com CA de mama e vai precisar de Radio…