A última sessão plenária do primeiro semestre na Câmara Municipal de Petrolina, realizada ontem (13), foi marcada pela aprovação do Projeto de Lei nº 007/2023, de autoria do vereador Rodrigo Araújo (PDT), que institui no calendário de atividades e eventos do município a Semana de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos. A matéria foi aprovada por 16 votos.
O projeto propõe que, durante a semana de enfrentamento, sejam realizadas campanhas educativas nas escolas, nas faculdades e universidades, em departamentos do funcionalismo público e em diferentes ambientes da sociedade petrolinense, seminários e debates, estabelecendo parcerias com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outros organismos que atuam na esfera jurídica, além de divulgação institucional das ações na mídia local, envolvendo blogs, rádios e TV.
De acordo com o texto, a semana será realizada no período que compreende o dia 1º de abril de cada ano. Rodrigo Araújo argumentou que a iniciativa tem como objetivo gerar uma reflexão, nas diversas esferas da sociedade civil, acerca dos prejuízos particulares e sociais, bem como das consequências do mau uso dos ambientes digitais. O projeto segue para sanção do prefeito Simão Durando.