A 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será vivenciada em 200 cidades brasileiras com 2 mil atividades e a participação de 200 instituições, vai acontecer em Petrolina de 28 a 31 de outubro. Motivados pelo tema (“Ciência, Saúde e Esporte”) o Sesc local e parceiros – a exemplo da Embrapa, Univasf, Moscamed e Unimed VSF – vão montar uma estrutura com estandes para a realização de palestras, exposição de trabalhos científicos, pesquisas, além de apresentação de experimentos dos alunos do Sesc.
Durante a Semana foi programadas uma série de atrações, começando na segunda-feira (28), às 18h, com um show musical da banda Coletivo Não identificado, no Terraço da Galeria Ana das Carrancas. Na sequência, o público será convidado a visitar os estandes, que estarão distribuídos na área externa do Sesc.
Na manhã da terça-feira (29), a programação terá início às 10h, com uma palestra sobre “Estilo de Vida Saudável”, ministrada pela professora de Educação Física, Loumaíra Carvalho da Cruz. No período da tarde, o farmacêutico-bioquímico Silvio Alan Gonçalves vai falar sobre Inovação e Tendência Cosmética dos Fotoprotetores.
Até o final do evento, que será encerrado às 19h30 da quinta-feira (31), com uma apresentação da Orquestra do Sertão Opus 68, a 10ª SNCT em Petrolina promete uma vasta e diversificada programação.
“Serão oferecidas ainda oficinas com os temas ‘Manipulação de Fórmulas Cosméticas, Análise da Água e Coloração de Gram’, além das palestras sobre o projeto Aedes Transgênico e Biomateriais. Nas mostras de pesquisas e experimentos, o público poderá conferir trabalhos sobre anabolizantes, plantas medicinais, biotecnologia, controle biológico, espécies da caatinga, entre muitos outros assuntos”, adiantou a coordenadora do evento, Maria Elisângela de Souza Magalhães.
Finalidade
A Semana é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento, que tem a finalidade principal de mobilizar a população – em especial crianças e jovens – a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia, conta com a parceria dos Ministérios do Esporte e da Saúde e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. (Fonte/foto arquivo: CLAS Comunicação)