Petrolina participará da Campanha Nacional de Combate ao câncer de pele

por Carlos Britto // 21 de novembro de 2009 às 12:45

pele

No dia 05 de dezembro terá início a Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele, promovido pelo Ministério da Saúde, Governo Estadual de Pernambuco e pela Sociedade Brasileira de Demartologia. A campanha será realizada em Petrolina.

Conversamos com a  dermatologista Priscylla Diniz Aragão, sobre a importância da prevenção, que pode ser feita com hábitos simples.  “A orientação é que todo mundo use o filtro solar todos os dias, não somente no rosto, mas em regiões como mãos, orelhas e braços, que também ficam expostas, mas geralmente são esquecidas”, orienta.

Ainda segundo Dra. Priscylla Diniz Aragão, nossa região tem bastante casos de câncer de pele, tanto pela grande incidência de raios solares como também pelo número de trabalhadores rurais que ficam expostos diariamente ao sol.

Existem três tipos de câncer de pele. “O carcinoma basocelular, que é o mais comum e mais simples. Ele é maligno, mas geralmente ele só é agressivo no local que se manifesta. O carcinoma espinocelular já é um câncer onde aparecem ferimentos na pele, pode acontecer metástase em outras partes do corpo”, informa.

O outro tipo é de câncer é o melanoma, que é o mais agressivo. “A principal característica dele é o aparecimentos de um sinal escuro com alterações da mudança. “Geralmente dizemos que a conformação tem o ABCD do melanoma, que é a assimetria, bordas irregulares, coloração variada e possui um diâmetro maior”, esclarece.

Dr. Priscylla orienta que em todos os casos a informação e a prevenção são sempre as melhores aliadas. “As pessoas que estão com feridas que não cicatrizam e manchas escuras devem procurar o médico dermatologista. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais rápido e eficaz será o tratamento”, finalizou.

Foto ilustrativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários