Petrolina passa a contar com um Comitê Regional de Mobilização Contra a Dengue. A entidade foi criada ontem (30), numa solenidade realizada na 8ª Gerência Regional de Saúde (Geres), Centro da cidade.
A ideia do comitê partiu da Secretaria de Saúde de Pernambuco.
Embora o município não tenha registros alarmantes de casos da doença, o comitê vai atuar também em municípios circunvizinhos.
Até amanhã (01/11) a equipe de agentes de combate a endemias de Petrolina vai estar nas ruas para a realização de mais um Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) – o sexto neste ano. Os agentes visitarão cerca de 100 mil imóveis em diversos bairros da área urbana, no intuito de identificar as áreas de risco, onde pode ocorrer infestação do mosquito. No final da semana, será divulgado o resultado da pesquisa com o índice de infestação do município, e iniciada uma revisão das estratégias de combate ao Aedes.
Petrolina tem dengue sim! Só que não é notificado. Muita gente fica com a doença fica e a trata em casa. Ou porque acha que não precisa de cuidados médicos, ou porque não consegue atendimento médico, uma vez que a saúde pública de Petrolina está desmantelada.
E isso é preocupante. Pois uma vez que não é notificado, fica difícil o município combater e receber recursos adequados, Então muito bem vindo a ação do Governo do Estado.