Em uma iniciativa voltada para a melhoria da assistência à população, a Prefeitura de Petrolina promoveu na última quinta-feira (25) uma capacitação para médicos da Atenção Básica. O foco do treinamento foi o manejo clínico de crianças com síndrome respiratória aguda grave. A capacitação, conduzida por profissionais da pediatria do Hospital Dom Malan (HDM), abordou o estabelecimento de fluxo e as avaliações clínicas dos pacientes realizadas pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Maria Cláudia Ralino, médica pediátrica, destacou a relevância da avaliação e do direcionamento adequado na Atenção Básica. Segundo ela, “a capacitação dos profissionais das unidades de saúde permite um melhor manejo dos pacientes, evitando complicações e tratando os casos leves sem necessidade de internação hospitalar”.
Alexei Del Toro Parra, médico que atende na UBS do Mandacaru, ressaltou a importância do estabelecimento do fluxo dos pacientes, que foi um dos pontos mais relevantes da capacitação.
Durante o período sazonal, que vai de março a junho, há um aumento na procura por assistência devido às doenças respiratórias. Para aliviar a rede hospitalar e prevenir o agravamento das doenças, a prefeitura tem investido em qualificação e assistência de baixa e média complexidade, com atendimentos nas UBSs e assistência pediátrica com horário estendido na Policlínica Municipal.