Petrolina receberá 1ª Jornada Acadêmica de Educação de Surdos e Formação de Professores Bilíngues em Libras

por Carlos Britto // 04 de agosto de 2016 às 19:00

librasPetrolina receberá, no próximo dia 13 de agosto, a 1ª Jornada Acadêmica de Educação de Surdos e Formação de Professores Bilíngues em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) na Região Nordeste. O evento acontecerá no Campus da Universidade de Pernambuco (UPE). A ação inclusiva e solidária é coordenada pelo Professor Doutor Luiz Albérico Falcão, o qual conta com voluntários do curso instrutor de Libras da UPE e tem o apoio das Pro-reitorias de Extensão e Cultura e de Graduação da universidade.

A jornada começou ontem (3) pela cidade de Serra Talhada (PE), no Sertão do Pajeú, na Câmara de Vereadores local; depois segue para Garanhuns (PE), no Agreste, onde acontece amanhã (5) e sábado (6); no dia 9 acontecerá no auditório do Campus Mata Norte, em Nazaré da Mata; e culmina em Petrolina, no dia 13.

Estão inscritos 1000 acadêmicos e 270 profissionais de diversas áreas no curso de Libras para Iniciantes com carga horária de 100 horas. “Esta será a maior formação voluntária de Libras do País com o lançamento nacional do Projeto Libras Livre para o Brasil e ainda com a doação de livros”, ressalta Luiz Albérico.

“A cultura do nosso povo é de ser cordial e hospitaleira e cada pessoa tem a sua história e a sua cultura pra recontar. Então vamos reescrever a nossa história com a união e harmonia entre as pessoas ouvintes e surdas, que reconhecem no bilinguismo a oportunidade de respeitar e aprender a conviver com as diferenças, sem ter que segregar as pessoas de um lado cultura de ouvinte, e do outro cultura de surdo”, completa o professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários