Nesta segunda-feira (8), Dia Mundial do Câncer de Ovário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aproveitou a data para reforçar a assistência profissional nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Referência em Saúde Mulher (CRM), administrados pela prefeitura. A gestão municipal ressalta a importância da prevenção nos seus serviços e, corriqueiramente, desenvolve eventos ligados a enfermidades e doenças graves como o câncer.
A doença na fase inicial não apresenta sinais ou sintomas. Mas, a partir do crescimento do tumor, pode haver perda de peso, aumento do volume abdominal, alteração do hábito intestinal, indisposição, entre outros sintomas. Uma medida preventiva é estar atenta aos fatores de risco, manter o peso corporal saudável e consultar regularmente o seu médico.
O município reforça os atendimentos clínicos nas unidades de saúde como precaução e alerta sobre os exames que devem ser feitos com rotina – a exemplo do preventivo, realizado na UBS. Caso seja necessário um acompanhamento especializado, a mulher é encaminhada para assistência no CRM.
Incidência
Na área ginecológica, o câncer de ovário aparece como a segunda neoplasia mais comum. Em primeiro lugar, está o câncer de colo de útero. Para a ginecologista Renata Teixeira, a importância do cuidado com corpo e regularização nos exames anuais ajuda na detecção precoce de qualquer sinal da doença. “A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença”, explicou.