Petrolina reforça vacinação contra meningite

por Carlos Britto // 24 de abril de 2024 às 10:00

Foto: Ascom PMP

No Dia Mundial de Combate à Meningite (24 de Abril), a Secretaria de Saúde de Petrolina reforça a necessidade da vacinação. A doença, uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e, em casos raros, medicamentos ou processos autoimunes. A forma bacteriana é a mais grave.

A doença requer tratamento imediato devido ao risco de complicações graves. Bebês, crianças pequenas, adolescentes, idosos e pessoas com doenças crônicas ou sistema imunológico comprometido são os mais vulneráveis. A meningite é geralmente transmissível, com exceção da forma fúngica. A boa higiene, incluindo a lavagem frequente das mãos, é essencial para prevenir a disseminação da doença. Indivíduos infectados devem ser isolados.

Em Petrolina, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem vacinas para os tipos mais comuns de meningite bacteriana. A vacina meningocócica ACWY protege contra meningites e infecções causadas pelos tipos A, C, W e Y da bactéria meningococo.

O Ministério da Saúde recomenda uma dose de reforço para adolescentes de 11 a 12 anos. A vacina meningocócica C é mantida no calendário vacinal para crianças de três e cinco meses, com um reforço aos 12 meses, podendo ser administrada até os quatro anos – caso o esquema de imunização não esteja completo. O reforço para pré-adolescentes também é feito com a vacina ACWY. As unidades básicas funcionam na zona urbana das 8h às 12h, e das 14h às 16h30; e na zona rural, das 8h às 13h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários