A Concha Acústica de Petrolina, Sertão do Estado, será palco para a apresentação do espetáculo “Via Crucis: vida, paixão e morte do Velho Chico”, que será encenado às 18h30 desta quarta (8). A peça faz parte da programação alusiva à Semana Santa e é dirigida pelo diretor e autor Hertz Félix.
O espetáculo busca estabelecer uma relação entre a morte de Cristo com a morte do rio da Integração Nacional, comparando personagens bíblicos com figuras da contemporaneidade. Maria, por exemplo, simboliza a Serra da Canastra, de onde nasce o Velho Chico (numa alusão a Jesus).
Os ribeirinhos são vistos como os seguidores do Cristo. O sofrimento é destacado através das agressões que o Velho Chico sofre ao longo de seu trajeto. A apresentação deve ser enriquecida com elementos culturais como dança de congo e reisado. “Mesmo representando a maldade humana, onde o rio vai deixando de ser um rio de águas para se tornar um rio de lágrimas, não podemos deixar de enaltecer a história cultural”, enfatiza o diretor Hertz Félix.
Para o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura de Petrolina, Domingos Sávio Guimarães, o espetáculo pede uma ampla reflexão. ” O texto tem uma temática forte no que se refere a vida e morte de Jesus, associada à vida e à poluição que compromete as águas ribeirinhas, fonte de vida, por isso, merece atenção e respeito”.
A apresentação será coordenada pelo colégio diocesano Dom Bosco e conta com o apoio da prefeitura de Petrolina.
Roseanne Albuquerque/SJCC
ta sabiiiiiiiiiido esse domingos… .
É muito importante demonstrar e conscientizar a população de petrolina e região, que o rio também morre.
Parabéns a todos que estão envolvidos nesse evento!
Parab[ens… bem atual.