Petrolina será primeiro município do interior a ter escritório da Ordem dos Parlamentares do Brasil

por Carlos Britto // 06 de julho de 2011 às 16:12

Petrolina será a primeira cidade do interior do País a receber um escritório da Ordem dos Parlamentares do Brasil (OPB). A entidade já existe há 35 anos e funciona como uma espécie de elo entre os políticos do País e a sociedade. Tem apenas quatro escritórios regionais, todos eles localizados em capitais brasileiras e é formada por 29 mil associados. Desses, 9 mil são parlamentares.

Na cúpula, um conselho deliberativo composto de 55 parlamentares de diferentes matizes partidárias atuam de forma apartidária – o que ajudou a dar credibilidade à OPB durante todo esse tempo. Segundo o presidente da Ordem, deputado federal suplente Dennys Serrano (à esq.), o principal objetivo da entidade não se restringirá apenas a Petrolina. Como terá abrangência em outros municípios circunvizinhos do sertão baiano e pernambucano, o trabalho visa a divulgar o papel da região para o País. “Tudo o que o semiárido tem feito pelo Brasil nos últimos 20 anos tem de ser divulgado, principalmente para os brasileiros”, explica.

Nesse contexto, o presidente da OPB argumenta que a principal missão da entidade é ser um agente facilitador entre a iniciativa privada e o poder público, seja na esfera federal, estadual ou municipal, podendo vir a colaborar com projetos que estimulem o desenvolvimento econômico da região.

“Há muitos bons projetos que às vezes não caminham, seja por influência política ou pela burocracia existente neste País. Então, com a credibilidade que conquistamos ao longo desses 35 anos, temos como ajudar esses projetos a serem encaminhados nos ministérios ou órgãos competentes para que andem e saiam do papel”, argumenta.

Para se ter uma ideia das funções distintas da OPB, basta dizer que a entidade defende, no momento, o apoio ao projeto da deputada federal Luiza Erundina que permite o financiamento público em campanhas eleitorais. O projeto encontra forte resistência no Congresso, mas a OPB luta pela aprovação do mesmo. Outra linha de atuação da entidade diz respeito a leis que já existem, mas na prática não funcionam, como a que obriga as empresas a destinar 5% de suas vagas de trabalho a pessoas com deficiência. Em São Paulo, segundo Dennys, 92% desrespeitavam a lei. “Somente este ano em São Paulo geramos 420 mil empregos para esse público na iniciativa privada”, informa.

A vinda da OPB para Petrolina foi acelerada graças a um prêmio anual concedido pela Ordem aos seis melhores gestores do País. A Medalha Ulisses Guimarães, batizada com o nome do idealizador da entidade, foi entregue ao prefeito Júlio Lóssio, em Brasília. O Conselho da OPB – que tem entre os seus integrantes o vice-presidente da República, Michel Temer – acabou aprovando, por unanimidade, a instalação de um escritório regional no sertão.

Segundo o vice-prefeito Domingos Sávio, o presidente da OPB já começa a conhecer a realidade da região, mantendo os primeiros contatos. Entre outros compromissos, ele já se reuniu com representantes do Sindicato dos Bancários, do Sebrae, visitou uma creche e vai participar, em outubro, de um seminário sobre sustentabilidade, que vai marcar a instalação do escritório da OPB em Petrolina. Os estudos sobre onde o escritório será sediado ainda estão em andamento, mas tudo indica que será em uma sala no Centro de Convenções. O diretor regional será Fausto Guimarães, que há quatro anos está em Petrolina.

“Esperamos que a OPB nos ajude a aumentar nossa força política para que as oportunidades que existem para o semiárido, que não são poucas, possam ganhar ser viabilizadas, independente de cores partidárias”, pontuou Domingos.

Petrolina será primeiro município do interior a ter escritório da Ordem dos Parlamentares do Brasil

  1. contabilizando disse:

    Estou contabilizando os parlamentares para esta ordem. Se fosse um escritório para desordem dos parlamentares estaria bem frequentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários