Uma parceria firmada no dia de ontem (11) entre a Secretaria de Saúde de Petrolina e a fábrica da Moscamed Brasil irá ajudar na realização de uma pesquisa de controle do Aedes aegypti. A secretária Magnilde Albuquerque, juntamente com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, reuniram-se com o diretor da empresa, Jair Fernandes Virginio, para conhecer o projeto e dar início às atividades de monitoramento e controle do mosquito – vetor de doenças como zika, dengue e chikungunya. A ideia é fazer do município um polo de projeto-piloto contra o Aedes.
Fernandes ressaltou que esse projeto é pioneiro não somente no país, mas no mundo. “Nós estamos dando início às articulações técnicas e institucionais com a Prefeitura de Petrolina. Já nos reunimos com o prefeito Miguel Coelho e agora fomos recebidos pela secretária Magnilde. A ideia é construirmos uma alternativa para o manejo integrado de combate ao vetor“, frisou.
O diretor ressaltou que esse controle é feito com o próprio mosquito. “O objetivo é fazer as liberações desses insetos esterilizados. É um projeto diferente do que vínhamos realizando, não vamos usar o mosquito transgênico. Vale ressaltar que vamos liberar os machos, eles não se alimentam de sangue e não vão incomodar a população. Estamos discutindo este projeto piloto, vamos realizar o monitoramento para saber o índice de infestação em campo e começar os planejamentos. Já estamos buscando os recursos nos Ministérios da Saúde e de Ciência e Tecnologia, assim que forem disponibilizados, já vamos dar início às ações”, explicou.
Para Marlene Leandro, esta parceria vem para consolidar o trabalho já realizado pela Secretaria de Saúde no controle de doenças como dengue, Zika e Chikungunya. “Esse é um projeto piloto aqui na região, e o objetivo de todos é combater o mosquito. Essa foi nossa primeira reunião, porém, vamos ter outros encontros para o desenvolvimento e sucesso das ações. A primeira delas será a identificação da área que será utilizada. Vale ressaltar que o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo município vai continuar, esse é só mais um reforço”, concluiu. As informações são da assessoria da SMS. (foto/divulgação)
Essa fabrica moscamed é em Juazeiro. Deus me livre!!!
Tomara que não, Juazeiro-BA, foi selecionada com um dos lugares no mundo para fazer alterações no mosquito e deu em zica!
Cuidado! esse tipo de manipulação não é coisa para brincadeira! Petrolina, Juazeiro não possuem estrutura tecnológica e humana para tais manipulações, isso não coisa de se fazer em regiões como a nossa e em lugar nenhum. Primeiro teria que ser uma instalação isolada de centros populacionais e depois de vários testes, aí sim, fazer testes em locais críticos.
Outra coisa, essas manipulações sevem para a população cair de doente, encher hospitais e alguém ganhar R$ com venda de remédios. Não sejam tolos até vocês que querem trazer isso para cá!