Campanha estadual de incentivo à doação de órgãos terá programação em Petrolina

por Carlos Britto // 17 de maio de 2013 às 19:29

Hospital Dom MalanA Organização de Procura de Órgãos de Petrolina (OPO), que funciona no Hospital Dom Malan (HDM))/Imip, em parceria com a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), elaborou uma programação especial para a Campanha Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos. As atividades começarão na segunda-feira (20) com uma panfletagem no Hospital de Urgências e Traumas (HUT) e no próprio HDM.

Na terça (21), a distribuição de panfletos será no ponto das barquinhas em Petrolina. Na quarta (22), está programada uma palestra no auditório do Senai. Já na quinta-feira (23), quando terminam as ações, equipes da OPO estarão fazendo panfletagem nos hospitais particulares.

Segundo a enfermeira-gerente da Organização, Joice Requião, o objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da doação e esclarecer como funciona todo o processo. “Para ser um doador de órgãos o indivíduo precisa, em vida, expressar o desejo para a sua família, pois somente ela (a família) pode autorizar a doação”, alerta.

A doação é realizada de forma transparente e fiscalizada pela Justiça. “Trabalhamos cumprindo todas as leis que regem este processo. A fila de espera é única e os órgãos retirados dos doadores são transplantados para os receptores, esse processo é muito sério”, explica a enfermeira.

Só nos primeiros quatro meses de 2013 a OPO conseguiu três doações de múltiplos órgãos – sendo captados fígado, rins, pâncreas e córneas. As informações são da assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários