A Secretaria de Munipal de Saúde (SMS) realizará em Petrolina um mutirão para combater o mosquito Aedes aegypti neste sábado e domingo (31 e 1/09), mobilizando mais de 60 agentes de combate às endemias. A ação, coordenada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, atingirá 12 bairros, entre eles José e Maria, Vila Mocó, Topázio, e áreas rurais como Nova Descoberta e Izacolândia.
O diretor de Vigilância Epidemiológica, João Thalisson, destacou a importância da colaboração dos moradores, que devem permitir a entrada dos agentes para vistorias e bloqueios de transmissão. Apesar do último LIRAa indicar um baixo risco de infestação, a vigilância segue ativa para prevenir a proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Thalisson reforçou a necessidade de ações preventivas em casa, lembrando que 80% dos focos de Aedes estão nas residências. “Verificar possíveis locais de acúmulo de água em plantas, calhas e reservatórios pode ajudar a proteger toda a comunidade”, afirmou. O mutirão, que ocorre das 8h ao meio-dia, faz parte dos esforços contínuos da Prefeitura de Petrolina para garantir a saúde pública e a segurança dos cidadãos.