O prefeito Miguel Coelho anunciou nesta terça (31) uma plataforma de programas, projetos e ações para melhorar os serviços de saúde pública de Petrolina. Com um megainvestimento de R$ 37 milhões, a administração municipal promoverá a abertura de 12 novos postos de saúde, uma casa de partos, um laboratório, contratação de profissionais, ampliação da assistência básica nos bairros entre outras medidas. A meta é consolidar esse pacote de ações até o próximo ano e melhorar os indicadores de saúde pública na capital do Sertão do São Francisco.
Batizada de ‘Petrolina Cuida’, a plataforma pretende adotar um modelo de atendimento humanizado, descentralizado e focado em reduzir o tempo de espera dos pacientes, ampliando também a possibilidade de salvar mais vidas. Para isso, algumas ações preventivas e de infraestrutura já estão em andamento.
Seis postos de saúde foram abertos e outros seis serão inaugurados em comunidades que não tinham uma unidade fixa. Também foi iniciado o programa Zero Fila através de mutirões para exames laboratoriais e cirurgias.
Dentro do pacote anunciado pelo prefeito ainda estão previstas a ampliação de 50 para 61 bairros atendidos pelo Programa Saúde da Família e a contratação de novos profissionais por concurso público. A cidade passará a contar também com alguns novos equipamentos como uma casa de partos, com obras previstas para concluir no final do ano, um centro de diagnósticos por imagem e um laboratório público.
Monitoramento
Durante o lançamento do ‘Petrolina Cuida’, o prefeito Miguel Coelho informou que todas as ações e resultados serão monitorados mensalmente para garantir o avanço dos indicadores da saúde na cidade. O gestor ainda assegurou que o município buscará mais recursos para ampliar a capacidade de investimento no setor.
“Quando assumimos a gestão, havia uma dívida enorme na saúde, apenas seis ambulâncias e todas quebradas, além de uma grande quantidade de postos de saúde desativados. Agora, vivemos um novo momento com investimentos chegando através da nossa força política e ajuda dos parlamentares. E no próximo ano vamos buscar mais recursos para ampliar essas ações, pois a saúde é uma prioridade permanente“, garantiu Miguel. As informações são da assessoria da PMP.
Sera que esse dinheiro vai chegar como saude publica pra as comunidades mais carentes?..O bom que o portal da transparencia a gente possa fiscalizar o dinheiro Publico.
E para manter essa estrutura nova toda vão fazer o quê? Vão dizer “Abracadabra alakazam” e o dinheiro vai aparecer para pagar os novos médicos e enfermeiros? Quero ver o DRE dessa gestão em 2020.
Na verdade, nada de novo! O prefeito apenas quis dar uma marca aos investimentos já anunciados! Com exceção dos 6 postos de saúde, os demais projetos e ações encontram-se apenas no papel! Mas torço pra que todos os investimentos anunciados sejam de fato realizados, contribuindo para a melhora dos indicadores de saúde do município! Só um detalhe, esqueceram de colocar nesse bolo as novas ambulâncias do SAMU, anunciadas no final do ano passado. Será que desistiram delas?
A CAMPANHA ELEITORAL SEGUE A TODO VAPOR. É INCRÍVEL QUE TAL PROGRAMA TENHA CHEGADO EM MEIO A CAMPANHA ELEITORAL. QUERO VER ISSO DAÍ CONTINUAR APÓS AS ELEIÇÕES. O PAÍS DO PÃO E DO CIRCO.