O Centro de Excelência em Tecnologia de Software (Softex Pernambuco) inaugurará no próximo dia 19/04, às 11h, na Faculdade de Petrolina (Facape) seu segundo núcleo regional fora da capital Recife. O objetivo, de acordo com Yves Nogueira (foto), presidente da entidade, é o de fortalecer e gerar negócios para as empresas de TI da Região. A primeira “embaixada”, como estão sendo chamados esses núcleos regionais, foi inaugurada em fevereiro, em Caruaru (Agreste), no Armazém da Criatividade, do Porto Digital.
Segundo Yves Nogueira, a iniciativa surgiu a partir de um mapeamento de possíveis empresas que podem se tornar associadas. “Petrolina tem uma economia pujante. É uma das locomotivas econômicas do nosso Estado. O cenário de tecnologia da cidade já é bastante desenvolvido e acreditamos que, com a força nacional do Softex, podemos colaborar ainda mais com esse crescimento fortalecendo todo o ecossistema de TI”, disse.
“Escolhemos Caruaru e Petrolina para montar uma base por serem cidades de referência. Pensamos com nosso time e definimos os embaixadores. Trabalharemos juntos para atrair associados, fortalecer a instituição e o ecossistema”, afirmou Nogueira.
Na avaliação de um dos embaixadores da iniciativa, João Onofre Alves, diretor executivo da InfoRio Sistemas, com sede em Petrolina, as duas extensões de atuação vão permitir uma consolidação de Pernambuco como Estado referência em tecnologia. “O que queremos fazer é trazer o Sertão e o Agreste para o litoral, fazer essa aproximação. Ainda neste primeiro semestre, teremos sete empresas de Petrolina associadas ao Softex. Será a maior cidade do Interior com associados. É uma iniciativa de aproximação, transformar Pernambuco em um só. É um grande desafio que nosso ecossistema tem pela frente”, declarou.
No evento de lançamento do núcleo na Facape, será feita uma apresentação formal da entidade para os empreendedores e autoridades locais. Vários empresários do Recife e líderes de entidades do setor, como Associação de Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro-PE), Laís Xavier, e Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação (Seprope), Gerino Xavier, também confirmaram presença.
Incentivo governamental
A abertura do núcleo do Softex Pernambuco em Petrolina vem sendo planejada desde o ano passado. Um dos incentivadores de primeira hora foi o então prefeito (agora candidato ao governo do Estado) Miguel Coelho. De acordo com ele, o Softex é uma das principais referências de tecnologia, e a aproximação com a cidade pode contribuir com o desenvolvimento econômico do município. “É o início de um relacionamento do Softex com Petrolina. Conversamos com Yves para levar o conhecimento para nossa cidade que se destaca muito pelo agronegócio. Acreditamos que essa tecnologia pode ser aplicada na ponta, no agronegócio, economia das coisas, negócios, serviços, indústria e também na educação para fomentar a formação dos jovens. Acho que será um ciclo virtuoso no médio e longo prazo”, avaliou.
Boa notícia, mas cá entre nós, nem sabemos se a Facape vai sobreviver a está turbulência, imaginem o resto.