Tricampeão Brasileiro de Marcha Atlética, vice-campeão sul-americano de Atletismo, recordista pernambucano e do Troféu Norte e Nordeste, além de 11° no Ranking Mundial de Atletismo Juvenis 2012. O currículo do jovem petrolinense Hiago Garcia deveria ser suficiente para garantir a ele o apoio que precisa em sua caminhada já exitosa no atletismo. Deveria, mas não é.
Atualmente morando no Recife, Hiago recebeu uma proposta irrecusável do Centro Olímpico de Marcha Atlética da Rússia, em Saransk, República de Mordóvia.
Por lá treinam atletas campeões mundiais e olímpicos, a exemplo de Valeriy Borchin e Denis Nizhegorodov (respectivamente recordista mundial nos 20km de marcha e medalha de bronze em Pequim 2008 nos 50km; Olga Kaniskina (prata em Londres 2012) e Yelena Lashmanova (ouro em Londres 2012), nos 20km de marcha feminino.
Alerta
Hiago foi escolhido para treinar e representar a equipe nas competições internas na Rússia, mas continua representando o Brasil em provas internacionais e nacionais. Vai estudar na Universidade, que tem convênio com o Centro Olímpico; terá salário,moradia, patrocínio, transporte e todas as despesas pagas. Embora feliz, o petrolinense conta ter recebido com surpresa essa proposta, já que no seu próprio país não recebe o mesmo tratamento.
E faz um alerta: “Infelizmente se o Brasil continuar na mesma forma que está, ou seja, não dando apoio para os atletas, terei que deixar de vez o país e defender a bandeira russa”. Hiago embarca em novembro próximo para a Europa.
Petrolina surpreende mesmo, temos um atleta de nível mundial e ninguém avisa, mas fazer o que se a imprensa petrolinense atualmente só sabe propagandear notícias ruins sobre Petrolina, as boas escondem!!!!!!!!
boa sorte campeão e que DEUS pai todo poderoso te ilumine e guarde na sua jornada.
Infelizmente a falta de apoio aos atletas petrolinenses é realmente lamentável.
Outro exemplo bem recente foi com os atletas do Boxe Chinês, treinados por Higino.
No ultimo final de semana Higino levou 3 atletas para competirem no campeonato brasileiro de Boxe Chinês que houve em São Paulo. Após recorrerem aos órgãos competentes do município e a alguns políticos da região, na busca de patrocínio para irem ao evento, não obtiveram sucesso. Conseguiram ir ao evento graças a ajuda de alguns particulares e por conta própria.
Mas mesmo com toda a dificuldade, os atletas de Higino fizeram bonito e estamparam a o nome de PETROLINA na história do Boxe Chinês. Pois os três atletas obtiveram bons resultados: um atleta trouxe a medalha de bronze, o outro medalha de prata e o terceiro além da medalha de ouro ainda trouxe o cinturão de campeão brasileiro em sua categoria.
Esse foi o melhor resultado do estado de Pernambuco em campeonatos nacionais de Boxe Chinês.
Acorda PETROLINA… Valorize seus atletas!!!!!!!!
Nossa que fera esse garoto!!!! Em petrolina tem muitos atletas bons e no brasil tbm, o negocio e que os proprios governos e prefeituras nao ajudam e nem se quer tem incentiva os atletaem pleno as olimpiada e copa do mundo!!oqe resta e os atletas desistirem de sua carreira esportiva ou rezar pra ter apoio de algum orgao ou equipe ….que vergonha para o nosso pais,que vergonha para o nosso estado!!!!! Acorda brasil!!!!! Acorda petrolina!!!!!
Parabens pra o atleta mesmo com as dificuldades do seu Pais lutou e nao desistiu dos seus sonhos! E assim esta sendo a vida dos atletas brasileiros….. eu sou judoca de petrolina deixei de ir para o Pernambucano de judo porque minha familia nao tem condicoes fianceiras e nem conseguimos patrocinio para ao menos as pasagens ,tinha chances reais de medalha e nao fui…. e so eu sei a humilhassao que passamos e nao conseguimos nem 1centavo,ate mesmo os politicos da cidade q virou pra mim e meu tecnico e disse q a cidade nao recebe recursos financeiros para a area esportiva e nem pros atletas … Bando de ladroes!!!!! E mais uma vez parabens ao atleta Iago
Parabens pra ele! Que deus abencoe a vida dele
Thiago Garcia, aqui em petrolina, treina no parque josefa coelho e sempre demonstrou imenso talento. Vai longe esse atleta. Infelizmente a caixa econômica federal que tem a obrigação legal de investir nesses atletas através dos rateios das suas loterias, prefere patrocinar com milhões de reais clube de futebol falidos só para agradar os políticos poderosos, a exemplo do corinthians do lula e do Asa e CRB de Collor, uma vergonha. Vá com Deus Thiago, grande vencedor!