As cinco publicações vencedoras do 1º Prêmio Pernambuco de Literatura serão lançadas nesta quinta-feira (13), às 19h, no Museu do Estado, no Recife. Entre os premiados há representantes de cada microrregião de Pernambuco (Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão) em diferentes estilos literários – entre os quais romance, contos e poemas.
A grande revelação do prêmio foi o escritor Bruno Liberal (foto), com a obra ‘Olho morto amarelo’, que também foi contemplada com o título de melhor livro inédito de Pernambuco. Natural de Petrolina, ele explora em seu livro aspectos universais e contemporâneos, como morte, velhice e perda de privacidade.
Bruno mostra domínio das técnicas narrativas, em particular, do discurso indireto livre. O escritor também foi finalista do 1º Prêmio Internacional de Literatura Cartonera, realizado pela editora francesa Cephisa Cartonera.
“As obras confirmam a vocação do pernambucano para as letras e demonstram que, em todas as regiões, há um potencial a ser incentivado”, disse o coordenador de Literatura da Secretaria de Cultura, Wellington Melo.
Além de Bruno, foram premiados Fernando Monteiro (‘O livro de Corintha’- Recife), Delmo Montenegro da Silva Júnior (‘Recife, no hay’ – Recife), José Walter Moreira dos Santos (‘O metal que somos feitos’ – Vitória de Santo Antão/Zona da Mata) e Joseilson José Ferreira da Silva (‘Discursos e anatomias’ – Passira/Agreste). As informações são do NE-10. (Foto: divulgação)
Petrolinense nada , esse cara deve ser daqueles que se acha o cara da capital , porque ele não lança o livro dele aqui em Petrolina ?? ,achou melhor lançar em Recife
eu gostei do livro, é bem interessante.