O delegado da Polícia Federal (PF), Humberto Freire de Barros, afirmou nesta sexta-feira (13) que parte dos incêndios florestais que assolam o Brasil pode ter sido provocada de forma coordenada. Diretor de Amazônia e Meio Ambiente da PF, Barros destacou que a investigação preliminar revela a ocorrência de queimadas simultâneas em diferentes regiões.
“A gente vê que alguns incêndios começaram quase que ao mesmo tempo. Isso traz o indício de que podem ter acontecido ações coordenadas. É um ponto inicial da investigação”, explicou Barros em entrevista à Globo News.
A possibilidade de ação humana nas queimadas também foi levantada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que ordenou medidas para enfrentar os incêndios na Amazônia e no Pantanal. Segundo Dino, a punição de responsáveis por queimadas ilegais será essencial para coibir o avanço dos incêndios.
Até o momento, 842 profissionais e 18 aviões estão atuando no combate às chamas no Pantanal, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. (Com informações da Agência Brasil)
Tem de inventar alguma coisa para em cobrir a incompetência do desgoverno do luladrao
Tem dinheiro de George SOros nisso aí
Ele acaba com as sociedades para as comprar a preço de banana.
Tá na cara que está havendo incêndio proposital e coordenado.
Tá na cara que está havendo incêndio proposital e coordenado. Precisa descobrir logo quem está por trás disso.