PF desarticula quadrilha que sacava irregularmente seguro-desemprego em Juazeiro e Petrolina

por Carlos Britto // 28 de janeiro de 2015 às 18:52

fraude seguro-desempregoA Polícia Federal (PF) em Juazeiro (BA) desarticulou uma quadrilha que fraudava requerimentos de seguro-desemprego nas duas principais cidades do Vale do São Francisco – Juazeiro e Petrolina. Segundo a PF, a investigação foi iniciada na última quarta feira (21), quando três pessoas foram presas em flagrante ao apresentarem no Ministério do Trabalho em Juazeiro, requerimentos de seguro-desemprego com vínculos empregatícios falsos inseridos nas Carteiras de Trabalho. A organização criminosa fraudava o sistema do Ministério do Trabalho para fazer o saque irregular do benefício. A fraude era comandada por um escritório de contabilidade com sede em Petrolina.

Esquema

Após as apurações iniciais, verificou-se que o contador (que não teve o nome revelado), inseria informações falsas nas carteiras profissionais, registrando vínculos empregatícios fictícios. Em seguida, era promovido o recolhimento de valores de FGTS para que o suposto vínculo trabalhista ficasse registrado nos sistemas do Ministério do Trabalho. Por fim, era promovida ainda atualização de dados perante o INSS para que os vínculos falsos ficassem devidamente registrados perante a Previdência Social, viabilizando assim o recebimento das parcelas do seguro-desemprego.

Prisões e apreensões

Após as apurações iniciais, foram cumpridos dois mandado de busca e apreensão em Petrolina, sendo um no escritório de contabilidade do contador e outro na residência de um funcionário, que auxiliava o contador na prática dos crimes. Foram apreendidos diversos requerimentos de seguro-desemprego, Carteiras de Trabalho, carimbos de diversas empresas, entre outros documentos utilizados para prática das fraudes.

Cada requerimento de seguro-desemprego falso apresentado no Ministério do Trabalho gerava, em média, um prejuízo no valor de R$ 4 mil (equivalentes a quatro parcelas de R$ 1 mil). Os envolvidos foram indiciados pela prática de estelionato qualificado, falsificação de documento público e falsificação de documento particular. Os indivíduos presos estão à disposição da Justiça Federal em Juazeiro. (foto/divulgação)

PF desarticula quadrilha que sacava irregularmente seguro-desemprego em Juazeiro e Petrolina

  1. Maria do Socorro disse:

    Sim, mas cadê o nome dos meliantes?

  2. Eildo disse:

    Quem precisa realmente, às vezes acaba não recebendo por causa das maracutaias e da safadeza dos outros! A exemplo dos jovens aprendizes que trabalham durante um ano todo e não têm direito ao benefício!

  3. angelica disse:

    cade o nome dos vagabundos? sóno brasil mesmo para não divulgar foto e nome dos pilantras

  4. Maria disse:

    Tem que haver mudanças no seguro desemprego para que fique mais difícil fraudar.
    Enquanto o povo só enxerga o político como só ele sendo corrupto, aí está um grande exemplo de gente do povo fazendo maracutaia, Isso é falta de caráter e falta de caráter não depende de classe social, condição, raça ou religião. Depende de educação familiar que está faltando muito. Aliás, muitas famílias estão ensinando aos seus filhos a querer levar vantagem em tudo seja de que jeito for. Infelizmente.

  5. pedro rocha disse:

    Fineza colocar os nomes dos meliantes ouseja ladroes, a sociedade precisa saber
    o nome deles, para banir da sociedade, profissionais que trabalha com clareza e respeito a profissão não merecem isso.

  6. osias disse:

    precisamos saber os nomes principalmente do contador, pra que pessoas honestas nao caiam nesta máfia maldita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários