A Polícia Federal (PF) esclareceu que é falsa a informação que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens sobre o prazo final para coleta biométrica de vigilantes. O boato tem causado uma sobrecarga no sistema de agendamento e na Delegacia de Segurança Privada (Delesp), além de gerar tumulto e insegurança entre profissionais da área.
Segundo a PF, não há uma data-limite definida para o encerramento do procedimento de coleta biométrica. O agendamento deve ser feito de forma tranquila e conforme a disponibilidade no sistema, que libera 40 atendimentos diários. A recomendação é que vigilantes evitem aglomerações desnecessárias e agendem para o mês seguinte, caso não consigam datas imediatas, pois não haverá prejuízo ou penalidade.
A coleta faz parte do processo de atualização cadastral previsto na Portaria nº 18.045/2023, artigo 201, e é obrigatória para todos os profissionais de segurança privada. O procedimento, que inclui fotografia e impressões digitais dos dez dedos, dura em média 10 minutos, é gratuito e realizado apenas uma vez. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site oficial da PF: www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/seguranca-privada/biometria.
A PF reforça que empresas e instituições de formação de vigilantes já foram orientadas a não repassar a informação falsa, e pede que os profissionais não se deixem levar por mensagens alarmistas. O objetivo da biometria é garantir maior segurança e controle na atuação desses trabalhadores, com dados atualizados e integrados ao Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS).
A gente quer aumento de salário e respeito. Principalmente quem trabalha em banco