PF deve investigar instituto em PE por denúncia de manipulação de dados

por Carlos Britto // 26 de setembro de 2024 às 07:40

Foto: reprodução

O Instituto DataTrends, que pertence a Aparecida Fernanda Pereira Lira, funcionária comissionada em Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife), está sendo denunciado à Polícia Federal (PF) pela Coligação ‘Caruaru Quer Ordem e Progresso’. No pedido de apuração, a coligação destaca que os dados da empresa divergem, e muito, da média do mercado, levantando suspeitas no momento em que os institutos não têm capacidade de fazer pesquisas e, em se tratando de uma empresa de pequeno porte, registrada no Simples, sem registro formal nos dados oficiais de faturamento no ano passado, ter divulgado recentemente, em um só dia, dez pesquisas. Segundo consulta a especialistas, isso é absolutamente impossível de ser feito.

Mas o caso vai além: o instituto já registrou, desde janeiro, mais de 210 pesquisas e, recentemente, mais de 50, o que questiona a sua capacidade de coleta de dados e, consequentemente, a credibilidade dos resultados.

Pesquisas de intenções de votos têm sido um dos grandes pontos que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a PF têm observado junto às fake news, mas, nesse caso, poderia se dizer que se trata de “fake pesquisa”. Quem vai dizer será a PF.

A realidade é que uma empresa sem experiência e sem porte publica dados que levantam dúvida. Em todo o país, a PF tem agido para punir tentativas de manipulação de dados, e isso é crime. Com a palavra, o DataTrends e a PF, que foi acionada para investigar o caso.

PF deve investigar instituto em PE por denúncia de manipulação de dados

  1. Graciano Nogueira Filho disse:

    Muito bem. Essa nação precisa crescer de forma justa e honesta. Não podemos nos conformar com a desculpa de que nossa origem foram os presidiários de Portugal e por isso os desonestos prevalecem.

  2. Simbão Matias disse:

    o mesmo instituto que se vangloriam aqui em petrolina

  3. Só na moita disse:

    Kkkkkkkkkkkkkkkk,pois isto tem muitas obras saindo do dia para noite além de mal feitas sobra dinheiro para alguém comprar essas empresas.

  4. GENIVALDO AMORIM COELHO disse:

    A política hoje da forma que é conduzida, eu não acredito mais foi político estão no mesmo barco, precisam de uma de honestidade. Eu sou um eleitor desacreditado.

  5. GENIVALDO AMORIM COELHO disse:

    Digo chuva de honestidade.

  6. JOSE ELIAS DA SILVA disse:

    Aqui em cachoeirinha já foi umas 4 pesquisas do mesmo instituto

  7. EDJAIR FLORENTINO DA SILVA disse:

    Em Jurema essa pesquisa é totalmente diferente do que se ver nas ruas

  8. Instituto de pesquisa não poderia ter viés a favor de alguém. Pesquisa tem de expressar a verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários