A Polícia Federal (PF), por meio de sua Delegacia em Salgueiro, desencadeou entre os dias 4 e 14 deste mês mais uma fase da Operação ‘Terra Livre’, com vistas a localizar e erradicar plantações de maconha no Sertão pernambucano. Esta é a nona ação somente em 2024. Desta vez foram destruídos quase 255 mil pés e 18 mil mudas da erva, além de apreendidos 68 quilos de maconha prontos para o consumo. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (19).
As ações foram desencadeadas em algumas ilhas dos Rio São Francisco na região de Orocó, Salgueiro, Cabrobó, Ibimirim, Belém do São Francisco, Betânia, Carnaubeira da Penha, Floresta e Santa Maria da Boa Vista. Caso os 255 mil pés de maconha fossem colhidos, prensados e colocados no mercado consumidor, seriam produzidas aproximadamente 85 toneladas do entorpecente, segundo informou a PF.
De acordo com a instituição, as operações realizadas neste ano resultaram em 1.368.000 mil pés de erradicados; 455 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas; 200 plantios foram destruídos; e 4,2 toneladas de maconha pronta para o consumo foram apreendidas.