PF investiga grupo acusado de desviar tratores e equipamentos da Codevasf

por Carlos Britto // 11 de janeiro de 2023 às 09:30

Foto: arquivo reprodução

A Delegacia de Polícia Federal (PF) em Juazeiro (BA) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), a Operação ‘Indra’. O objetivo é desarticular um grupo criminoso especializado em desviar tratores e equipamentos agrícolas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), mediante fraude nos processos de doações de bens da empresa pública para prefeituras municipais do Interior da Bahia.

Desde as primeiras horas da manhã, a PF cumpre dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva nas cidades de Petrolina (PE) e Campo Formoso (BA), em razão dos investigados estarem destruindo provas do crime e tentando inviabilizar a investigação para aplicação da lei penal.

Segundo se apurou, o suposto grupo – que contava com a participação de um funcionário da 6ª Superintendência Regional (SR) Codevasf, em Juazeiro, falsificava ofícios de gabinetes de deputados federais que indicavam prefeituras do Interior baiano como beneficiárias de doação de tratores e implementos agrícolas. O intuito era fraudar os processos de doações dos bens, cujas compras eram procedidas através de recursos destinados à Codevasf oriundos de emendas parlamentares e encaminhadas as prefeituras indicadas pelos parlamentares. Em seguida, os bens eram desviados em favor do grupo, causando prejuízo de mais de R$ 500 mil aos cofres públicos.

A polícia ressaltou ainda que a investigação contou com o apoio irrestrito da Codevasf, que prestou todas as informações necessárias, de modo a subsidiar a instrução do inquérito policial.

Penas

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, peculato e/ou estelionato qualificado, cujas penas somadas podem chegar a mais de 12 anos de reclusão.

A operação foi batizada de Indra em alusão aos tratores desviados da Codevasf, da marca “Mahindra”, que significa “grande Indra”, a partir do sufixo “Maha” (grande), combinado com o nome do Deus Hindu “Indra”. A PF continuará a apuração, na tentativa de recuperar os bens desviados e restituí-los ao patrimônio público.

PF investiga grupo acusado de desviar tratores e equipamentos da Codevasf

  1. Pé no Saco disse:

    Eita país que tem ladrão, parece que pegaram de tudo que não prestava no inferno e jogaram no Brasil.

  2. Junior disse:

    Faço os seguintes registros:

    1 – Não foi preso nenhum EMPREGADO DA CODEVASF. Foi preso um ex-prestador de serviço.

    2 – conta na reportagem “A polícia ressaltou ainda que a investigação contou com o apoio irrestrito da Codevasf, que prestou todas as informações necessárias, de modo a subsidiar a instrução do inquérito policial.”

  3. Saf disse:

    Esse é só o começo , essas codevasf sempre foi comandada por políticos desonestos e os funcionários viciaram com esses expedientes, como foi aqui em petrolina na época das inscrições pra os lotes do pontal que a família da mulher do ex. Prefeito todos tiram lotes. Ainda bem que se tornou público e foi desfeito.

  4. ESPEDITO RIODRIGUES disse:

    Mau exemplo do Chefe do Executivo do País, se Ele é o primeiro Ladrão.

  5. Marcos Macedo disse:

    Há necessidade de mais presídios.
    Mas quem julga é o juiz de direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários