PIB pernambucano tem crescimento bem acima ao do país no 3° semestre

por Carlos Britto // 11 de dezembro de 2014 às 15:30

Pernambuco Blog Carlos BrittoEnquanto a economia nacional se recupera de uma recessão técnica, quando as riquezas produzidas em um período são inferiores aos dados registrados anteriormente, o Estado de Pernambuco obteve um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) muito superior ao Brasil. No terceiro trimestre, o PIB a preço de mercado pernambucano cresceu 2,7%, enquanto a economia brasileira apresentou uma queda de 0,2%. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (11) pela Agência Condepe/Fidem, em comparação com os dados levantados em 2013.

O setor que teve a maior alta foi o da agropecuária, com uma variação trimestral de 8,7%. Em seguida, vêm a indústria, com 4,7%, e serviços, com 1,9%. O aumento expressivo do setor agropecuário se deu graças a uma recuperação de Pernambuco diante da seca. No trimestre passado, a produção estadual havia reduzido, o que foi revertido a partir de setembro.

O destaque na indústria foi o crescimento de 25% na taxa de serviços industriais de utilidade pública, puxado principalmente pela geração de energia termelétrica. Como, dentro do período de julho a setembro, os reservatórios registraram baixos níveis de água, a geração de energia termelétrica cresceu 119,5%. A indústria de transformação também registrou alta de 1,4%, alavancado pelo setor de bebidas frias, com a inauguração da fábrica da Itaipava.

Em valores correntes, o PIB trimestral pernambucano foi estimado em R$ 35,5 bilhões. O resultado é semelhante ao acumulado anual, de janeiro a setembro de 2014. Em Pernambuco, foi registrada uma variação positiva de 2,8%, contra 0,2% do cenário nacional. (fonte: JC Online)

PIB pernambucano tem crescimento bem acima ao do país no 3° semestre

  1. Gilberto Souza disse:

    Que bom para Pernambuco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários