O piloto e o co-piloto responsáveis pelo voo que levava o ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República Eduardo Campos e caiu em Santos, no litoral paulista, no dia 13 de agosto de 2014, não tinham habilitação específica para pilotar o Cessna 560 XL. A informação foi dada nesta segunda-feira (26) pelo tenente-coronel Raul de Souza, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), responsável pelas investigações sobre o acidente que matou sete pessoas.
O Cenipa, por enquanto, apenas fez uma recomendação para que as tripulações façam treinamentos específicos ao operar jatos Cessna CE560-XL. O piloto da aeronave, Marcos Martins, não tinha em seus registros um treinamento diferencial para operar o modelo, mas para um aparelho semelhante. Já o co-piloto precisaria de um curso completo. Apesar disso, a Aeronáutica ainda não sabe se a falta de treinamento foi um fator contribuinte para a queda.
O Cenipa esclareceu que a investigação não tem o objetivo de apontar culpados, mas sim identificar as causas para a prevenção de futuros acidentes.
Segundo o Cenipa, as investigações mostram ainda que o avião em que viajava Eduardo Campos não colidiu com aves ou quaisquer outros objetos. Também não houve incêndio na aeronave antes da queda, em Santos.
O tenente-coronel Raul de Souza informou também que o trem de pouso do aparelho estava recolhido no momento do acidente. De acordo com ele, as evidências ainda apontam que o avião não caiu de cabeça para baixo, ao contrário do que foi cogitado.
O militar não quis dizer se houve falha humana ou não, mas reconheceu que o piloto fez um trajeto diferente daquele que estava previsto na carta de navegação. “Ele fez o trajeto de descida e arremetida diferente da carta. A gente não pode concluir que ele pegou um ‘atalho’”, ponderou Souza. (fonte: JB/foto: Agência Brasil)
Ah, tá! Tô acreditando que foi acidente!
Me engana que eu gosto! A caixa preta falhou… e
pena que não escapou um, pra se defender!
Conversa fiada. Todos os companheiros de aviação afirmaram que o piloto era extremamente competente e experiente!
Esse governo acha que brasileiro é trouxa!!!
E LOGO UM DIA PÓS A ENTREVISTA DE EDUARDO CAMPOS A GLOBO, ONDE EM UMA DE SUAS CITAÇÕES ELE DISSE QUE SE FOSSE ELEITO, UMA DE SUAS MEDIDAS SERIA A NÃO ACEITAÇÃO DE AMIZADES OU PARENTESCOS DE POLÍTICOS COM OS EMPREITEIROS QUE EXECUATARIAM AS OBRAS FEDERAIS. e OUTROS DISCURSOS QUE JÁ JÁ ESTAVAM CAUSANDO CALAFRIOS NA MÁFIA.
POIS BEM, UM ACIDENTE DE AVIÃO BEM PECULIAR, NÃO TEM CAIXA PRETA (AS DUAS FALHARAM), AS MENSSAGENS QUE FORAM TROCADAS COM A TORRE DE COMANDO SÓ FORAM GRAVADAS ATÉ CERTO PONTO E MOSTRADAS NA MÍDIA. a DESISTÊNCIA DE MARINA SILVA DE VOAR JUNTO A EDUARDO FALTANDO 10 MINUTOS PARA O VÔOU.
O QUE TEM QUE SER INVESTIGADO SÃO AS IMAGENS DO ANGAR ONDE ESSA AERONAVE ESTAVA ESTACIONADA, O QUE ANTECEDEU O “ACIDENTE”.
O QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÇÃO EM RELAÇÃO AQUELE OUTRO ASSUNTO, AQUELE DA DIVULGAÇÃO, DA SATISFAÇÃO, DO ESCLARECIMENTO DE FATOS CRIMINOSOS ACONTECIDOS NA ÉPOCA DA DITADURA, QUE A PRESIDENTE DILMA DISSE QUE O POVO BRASILEIRO MERECIA UMA SATISFAÇÃO. UMA DAS COISAS QUE FORAM DESCOBERTAS É QUE NA ÉPOCA DA DITADURA, 56 PESSOAS POLITICOS COMETERAM SUICÍDIOS, ABSURDO, MUITO RICO SE MATANDO.
AÍ VEM A MORTE DE MARCOS FREIRE, A MORTE DE ULISSIS GUIMARÃES, A MORTE DE PC E SUA AMANTE, A MORTE DE PDRO COLLOR DE MELO, TANCREDO NEVES NO DIA DA POSSE, O SUICIDIO DE GETULIO VARGAS, OS ACIDENTES COM JUCELINO KUBSTHEK E CASTELO BRANCO E OUTROS QUE ME FALHAM A MEMORIA. HÁ O CORONEL REFORMADO QUE ABRIU O BICO NA REUNIÃO PARA SE SABER DOS PODRES DA DITADURA, NA MESMA SEMANA, BANDIDOS INVADIRAM SUA CASA PARA ROUBAR E ACABARAM ASSACINANDO O CORONEL.
BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!
DIAS D’AVILA vc ta de barnabés que memoria muito bem