O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe) realizou, na manhã desta segunda-feira (20), um protesto em frente ao Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), localizado na Rua da Aurora, no Centro do Recife.
Os profissionais atuam nos hospitais públicos estaduais e em unidades particulares de saúde. Eles entregaram um documento ao representante do tribunal e denunciaram o governo estadual por suposto atraso no pagamento do piso nacional.
Os sindicalistas também apontam que pode ter acontecido um caso de improbidade administrativa. Segundo o sindicato, alguns enfermeiros e técnicos ainda receberam o piso, que começou a ser pago em setembro.
Os manifestantes esperam que uma comissão seja recebida pelo TCE-PE.
Outro protesto
Está previsto, ainda, um ato na frente do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.
O presidente do Satenpe, Francis Herbert, explicou os motivos do protesto.
“Hoje é dia de luta, Dia da Consciência Negra. Somos uma categoria em maioria mulheres e negras buscando os nossos direitos. A governadora vem segurando o dinheiro que veio do Ministério da Saúde, que seria pago para nós, os trabalhadores da iniciativa privada não lucrativa. Filantropias, as Organizações Sociais, as empresas que têm contratos com o SUS. É uma decisão unilateral que está deixando os profissionais sem receber o que é de direito“, afirmou.
Ainda segundo o sindicalista, as categorias cobram melhorias nas condições de trabalho.
“Estamos aí com os hospitais sucateados, estamos com os hospitais escorados“, pontuou Heberth.
A reportagem do Diário de Pernambuco entrou em contato com o governo do Estado e aguarda a resposta. (Fonte: Diário de PE)