A enfermagem brasileira está próxima de ter o primeiro pagamento do piso salarial neste mês de agosto. O Ministério da Saúde informou que o repasse dos valores deverão ser feitos aos Estados e municípios até a próxima segunda (21).
No entanto, alguns municípios ainda não atualizaram o cadastro no InvestSUS, o que impossibilita que o repasse seja feito respeitando o calendário divulgado.
Cidade pernambucana já paga
De acordo com o deputado estadual, enfermeiro e presidente do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), Gilmar Junior, o piso salarial da enfermagem já é pago em sua totalidade na cidade de Goiana (PE).
A cidade não consta na lista divulgada pelo Ministério da Saúde dos municípios que receberão o repasse agora em agosto e, segundo o deputado, o motivo é por conta do pagamento já vir sendo realizado desde julho. “A Prefeitura de Goiana já está pagando o piso da enfermagem desde julho de 2023 com lei municipal. E com valores respeitados da lei 14.434/22. É possível que, por essa razão, não esteja na lista do Ministério da Saúde para receber repasses”, afirmou. (Fonte: JC Online)
É uma tortura e uma irresponsabilidade muito grande o que estão fazendo com os profissionais da enfermagem.Essa categoria cuida, e muito bem, da nossa saúde quando estamos em um leito de hospital, então não é justo deixá-los adoecer por conta da irresponsabilidade do não reconhecimento desse direito.