O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovaram novas regras que viabilizam o pagamento por aproximação via Pix, além de expandir a participação de instituições no open finance. As medidas, anunciadas nessa quinta-feira (4), têm como objetivo simplificar o uso do Pix e ampliar o ecossistema financeiro.
As novas regras reduzem as etapas no processo de pagamento, permitindo que transferências instantâneas sejam realizadas sem a necessidade de acessar aplicativos bancários. Isso inclui a possibilidade de realizar pagamentos por aproximação e utilizar o Pix em carteiras digitais.
O escopo de participantes obrigatórios do open finance será ampliado para incluir instituições relevantes nos setores de investimento e câmbio. Com isso, 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional poderão se beneficiar do compartilhamento de dados entre instituições financeiras.
Além disso, o BC aprovou uma estrutura definitiva de governança para o Open Finance, dotando-o de personalidade jurídica e organização própria, o que deve acelerar seu desenvolvimento. Em dezembro passado, o BC já havia estabelecido um manual de monitoramento para supervisionar o desempenho das instituições participantes. O CMN é composto por representantes do BC, do Ministério da Fazenda e do Ministério do Planejamento e Orçamento. (Fonte: CNN Brasil)