A presença de um funcionário que proceda a embalagem das compras realizadas nas grandes redes de supermercado do Estado tem sido cada vez mais escassa. Com isso, quem sofre é o consumidor, que além de pagar pelo que está comprando, é obrigado a realizar um serviço que deveria ser disponibilizado pelos supermercados. Mesmo com as frequentes reclamações dos consumidores em Petrolina essa prática é bastante comum, principalmente em grandes supermecados.
A deputada Isabel Cristina ingressou com o Projeto de Lei 1452/2010, na Assembléia Legislativa de Pernambuco, que torna obrigatório em todos os supermercados de Pernambuco e estabelecimentos congêneres a presença de um funcionário encarregado de embalar compras nos caixas destinados ao atendimento preferencial. Pessoas com necessidades especiais, tais como, idosos, gestantes, pessoas com deficiência e mães com crianças de colo sofrem ainda mais com a ausência de funcionários, porque não possuem condições de embalar suas próprias compras. Com a aprovação da Lei, este serviço terá que ser garantido.
Segundo prevê a Lei, os supermercados que não respeitarem a legislação receberão uma multa de R$ 1.000,00 (hum mil reais) ao dia, que deverá ser atualizada anualmente para variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.