Com a atual crise econômica, muitos empreendedores temem a queda de seus negócios, mas segundo o gerente do Sebrae em Petrolina, Sebastião Amorim, um dos principais fatores responsáveis pelo fechamento das pequenas empresas não é a crise, e sim a falta de planejamento.
“As pessoas que tiverem um bom planejamento, vão resistir. Muita gente quer abrir um negócio, mas não se prepara para isso. A crise vai existir, mas precisamos superar. A própria palavra crise, se você tirar o ‘S’ fica crie. Então as pessoas precisam saber usar a criatividade e fazer um bom planejamento”, explicou o especialista.
Ainda segundo Amorim, muitos negócios nascem justamente em momentos como o atual e conseguem prosperar por muitos anos. Contudo, ele explica que antes de mergulhar em um negócio, é fundamental buscar orientação para planejar seu negócio prosperar.
“Quantas pessoas vocês conhecem que abriram um negócio num momento de crise como este? Pessoas que, às vezes, perderam seus empregos e pegaram aquele dinheiro indenizatório para iniciar um negócio, mas a coisa não é tão simples assim. Antes disso, é necessário fazer um bom planejamento para não sofrer tanto em momentos assim”, alertou o gerente.
O Sebrae em Petrolina oferece serviços gratuitos de consultorias. Quem tiver interesse pode ligar para a unidade local através do número: (87) 2101-8900.