Baseado nos eixos Crescer, Distribuir, Inovar e Competir, o Plano de Desenvolvimento Integrado da Bahia (PDI 2035) será debatido em Juazeiro entre governo, universidades, sindicatos, indústria, comércio, líderes religiosos de matriz africana e representantes de pessoas com deficiência. Ainda não há data definida para o encontro na principal cidade do norte baiano.
Pensar o Estado até o ano de 2035 com estratégias que contemplem os diversos segmentos da sociedade é o grande desafio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Planejamento (Seplan), além do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O objetivo é romper um histórico de 40 anos abaixo de 50% da renda per capita nacional.
Um encontro foi realizado em Salvador, ontem (6). Estes primeiros debates apresentam questões cruciais para o crescimento sustentável do estado nas áreas social, econômica e política. A série de diálogos com todas as esferas da sociedade permite que se construa um plano em que todos os atores sintam-se inseridos. Vale lembrar que alguns Estados brasileiros já possuem seus planos de desenvolvimento a longo prazo, como Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Rio de Janeiro.