Duplicar o número de equipes de saúde da família e lançar o Fila Zero. Estas são algumas das ações previstas no Plano de Governo de Fernando Filho, candidato a prefeito pela coligação “Unidade Por Petrolina”.
O Plano leva o nome de “Petrolina Melhor” e foi apresentado oficialmente à imprensa e á população no último final de semana. “Petrolina precisa de um Plano de metas ousadas e viáveis, que pensem a cidade 20 anos à frente. Nós sabemos onde vamos buscar ajuda e os recursos para isso. Petrolina não pode perder tempo com picuinhas e arengas políticas. Vamos deixar de lado a galhofa e trabalhar sério pela cidade”, afirmou Fernando Filho.
O candidato adiantou o que o Programa de Governo pretende trabalhar em parceria com os governos federal e estadual, dar continuidade e melhorar os programas exitosos que já existem e recolocar a cidade no trilho do desenvolvimento.
O candidato a vice e coordenador da elaboração do documento, Gennedy Patriota (PTB), foi o responsável pelo detalhamento das propostas contidas no Programa. As ideias são fruto de plenárias participativas envolvendo vários segmentos, reunidos no “Fala Petrolina”, e especialistas nacionais, entre os meses de maio e junho deste ano.
Gennedy destacou que Petrolina é a principal cidade de um polo que tem cerca de 60 municípios dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. “A população que de alguma forma tem Petrolina como referência chega a 2,1 milhões de pessoas“, acrescentou.
Dois grandes eixos foram definidos – a qualidade de vida das pessoas e melhorias da cidade. A partir destes dois temas foram criadas metas e propostas nas áreas saúde, educação, infraestrutura, mobilidade urbana, combate às drogas, geração de emprego e renda, segurança, cultura e diversidade, meio ambiente, transparência na gestão, turismo e desenvolvimento econômico.
Saúde e educação
Na saúde, por exemplo, a meta é fortalecer o atendimento nos bairros. O plano é duplicar o número de equipes de Saúde da Família, que passa dos atuais 45 para 90, cobrindo, desta forma, 100% da população. Também está prevista a contratação de mais 250 agentes de saúde e a garantia de médicos em diversas especialidades para as Ames e a criação do programa Fila Zero que vai acabar com a espera da população para realizar exames. “Tudo isto já foi tecnicamente estudado junto ao Ministério da Saúde, não é caso de achismo, os recursos estão garantidos”, lembrou Gennedy.
Na área da educação, uma das propostas é construir 20 escolas de referência e de tempo integral, cinco por ano. O Programa de Governo Petrolina Melhor estará, esta semana, disponível para download na página oficial da campanha de Fernando Filho (www.fernandofilho40.com.br). Um diferencial é que o documento será impresso em braile, garantindo o acesso do conteúdo aos deficientes visuais. (foto: Assessoria coligação)
Sempre o velho tapinha nas costas Vomos votar em branco.
Acredito que com esses projetos será realizado Concurso Público para a Secretaria de Saúde de Petrolina, pois o último concurso foi realizado em 2007, tendo sua validade já concluída e além disso, no último ano do mandato do atual prefeito, houve constantes inaugurações de AME’s com a CONTRATAÇÃO de enfermeiros, dentre outros profissionais da área de saúde. Dessa forma, evidencia-se que na atual gestão a Prefeitura de Petrolina deixou de cumprir um dos princípios base da Administração Pública: a INDISPONIBILIDADE do INTERESSE PÚBLICO. Já que o objetivo primordial do CONCURSO público é a escolha IMPESSOAL dos MELHORES profissionais para excelência do atendimento à população!!!