Plano de Turismo de Petrolina será lançado amanhã e prevê mais investimentos para a área

por Carlos Britto // 17 de fevereiro de 2013 às 19:44

PetrolinaSerão lançados amanhã (18), às 10h, no gabinete do prefeito Júlio Lóssio (PMDB), o Plano Municipal de Turismo e o Inventário da oferta turística da cidade. Os dois produtos foram elaborados em parceria com o Sebrae, Embrapa e o curso de Turismo da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

A elaboração do Plano e do Inventário começou em julho de 2011 e envolveu pesquisas de gabinete, reuniões e capacitações com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Foram 19 questionários diferentes aplicados em toda área urbana.

Segundo Nadja Batista, ex-secretária de Turismo, o Plano vai contribuir para o incremento das ações táticas do turismo no município durante os próximos dez anos. “O Plano vai contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo de nossa cidade. Agora já não trabalhamos com estimativas. Temos, através do Inventário e do Plano, acesso a informações concretas e confiáveis”, destaca.

Produção do Plano

A primeira etapa do planejamento aconteceu com a realização do inventário da oferta turística da cidade, a partir de um levantamento de dados, identificação, registro e divulgação dos atrativos, serviços e equipamentos turísticos de Petrolina, bem como as condições gerais que envolvem a viabilidade da atividade turística no município.

O Plano apresenta o perfil turístico da cidade, que engloba um diagnóstico das principais atividades culturais, do comércio e, principalmente, da situação dos serviços oferecidos de apoio ao atendimento do turista: rede hoteleira, agências de viagem, entretenimento, eventos, segurança, atrativos científicos, turismo de negócio, estrutura escolar e serviço médico hospitalar.

Também estão previstos investimentos de infraestrutura, como a construção de uma área de eventos em Petrolina, um auditório municipal com capacidade para 2 mil pessoas e um teatro.

Após a apresentação, o Plano será encaminhado à Secretaria de Turismo e, posteriormente, à Câmara Municipal de Petrolina, para a aprovação do documento como política pública na área. (Fonte: Ascom PMP)

Plano de Turismo de Petrolina será lançado amanhã e prevê mais investimentos para a área

  1. Contribuinte disse:

    Em nenhum momento nessa reportagem ou divulgação vc’s mencionaram que foi elaborado pela Prefeitura Municipal de Petrolina e seus estagiários.vamos da a Cesár o que é de cesár…

    1. Contribuinte disse:

      e foi feito pela secretaria de turismo para que encaminhar se foi a secretaria de turismo que fez e ja tem? rsrsrsr

  2. Watergate disse:

    Sugestões para os turistas:

    – Um city tour pelas principais latadas instaladas nas praças de Petrolina para tomar uma pitú.
    – Um banho de fossa na orla.
    – Um passeio de Jipe, com emoção, pelo bairro Antonio Cassimiro.
    – Visitar uma criação de cavalos na Igreja do KM2.
    – Um bate papo com as garotas recepcionistas da frente do Hotel do Grande Rio.
    – Acampar no mini-deserto da praça Dom malan.

  3. CONTRIBUINTE disse:

    aqui pra nós contribuinte é babão

  4. Lêdo Ivo disse:

    Flecitações cara Nadja Batista, seu empenho em favor do desenvolvimento do tuirismo em Petrolina é nótorio e espero que em breve o percurso turistico da ilha do Massagango seja uma realidade.

  5. crisálida disse:

    E como foi elaborado esse Plano? Que surpresa. Um Plano que surge de uma hora para outra. Não Lembro de ter sido feito plenárias e fóruns para discussão da população…Bem, espero que não tenha sido feito exclusivamente pela secretaria sem participação popular e pq copiar e colar um modelo sem discussão na sociedade em questão deslegitimaria muito o plano.

  6. Oliveira disse:

    Estive no sabado passado andando pela praça Dom Malan, em frenta à Catedral que é o simbolo da cidade, o que vi foram buracos, pedras soltas e sujeira, fora um elemento lavando uma moto em cima da praça bem em frente ao estacionamento proximo ao calçadão Bahia, tenho certeza que o custo para manutenção daquele espaço é infimo se comparado ao beneficio que traz para a imagem da cidade, vejam o exemplo da praça da Matriz, limpa e inteira.

  7. FALA SERIO disse:

    Petrolina ta parecendo uma cidade abandonada, vamos dar um TUR pela cidade de Petrolina:
    1) As belas calçadas que tinhamos antigamente na igreja catedral (praça dom malan) hoje é so burracos e a pessoa que resolver dar um passeio por lá corre 02 riscos (de torcer o pé no burracos e cair ou ser roubado pelos cheira cola e maconheiros que voltou a habitar a praça dom malan);
    2) O Bododromo esta feio e sem arvorização e com conforto 0 (zero) para os clientes (esgotos estourados e correndo a ceu aberto, e pouca opção para estacionar o carro), pessimo atendimento por parte dos restaurante/bares (faltando capacitação aos profissionais) e comida com qualidade ruim (faltando enovação nos pratos);
    3) O Galinhodromo falta maior divulgação por parte da Secretaria de Cultura do municipio;
    4) A feira do artesanato que fica de frente ao Hotel do Grande Rio, na verdade esta se tornando a Feira da PROSTITUIÇÃO e ponto de travestis;
    5) Falta um maior apoio tanto da Secretaria de Cultura em criar locais para uma divulgação dos artistas da cidade, como uma praça que tivesse reunido bares/restaurante e som ao vivo e de graça para a população e turista que buscam um lazer em uma sexta-feira anoite;
    6) A orla 2 esta entregue a propria sorte, com bares/restaurante nas escuras (sem iluminação pública adequada), com o asfalto que é so burraco, eu como cliente não teria coragem de ir jantar la pois anoite com o vento a comida é so areia, devido aqueles canteiros de obras que não tem o cuidado em armazenar as areias de forma adequada e com isto a areia vai parar no prato de quem vai jantar, além de ser uma area que esta se tornando perigosa devido aos menores que buscam aquela area para se PROSTITUIR e consumir DROGAS;
    7) A orla 1 de petrolina se acabou, a opção de lazer esta 0 (Zero), se o turista resolve descer até a porta do RIO so ira ver um rio SUJO, uma mãe d’água horrivel, uns filhinhos de papai ouvindo som (no ultimo volume a ponto de alarmar os carros que tem alarme, ai vira aquela CABARÉ DA LEILA) e alem do som os mesmo ultilização BEBIDAS e DROGAS, e não vejo fiscalização nenhuma neste sentido (vejo sim viatura passar olhar e não fazer nada, sera medo de intervir e ser um filho de policial de alta patente ou de juiz, e o policial acabar ficando sem moral, pois não dar em nada prender os filhos de papai baseada na famosa LEI SECA que em Petrolina não cumprida), no final de semana o que o turista mais ver la é um bando de CACHAÇEIROS tomando banho e deixando bastante lixo (falta por parte do municipio orientar ou proibir o banho naquela area sujo do rio), além de existir bastante pedintes, cheira cola e maconheiro que volta e meia estão realizando furtos as pessoas que circula por la.

    Obs: Ai fica a seguinte pergunta onde esta a CULTURA e principalmente um ponto turistico DIGNO para que o turista possa retornar mais vezes a cidade, pois o turista que vem ele so vem 01 unica vez e não retorna mais, e ainda sai fazendo propaganda mostrando aos amigos a verdadeira imagem da cidade, isto é uma VERGONHA acorda Secretaria de CULTURA, pois as pessoas que la trabalha estão na verdade so cumprindo os horarios sentado em sua cadeira e curtindo o ar-condicionado e cultura se faz na rua para a população ter o orgulho em convidar os amigos para vim conhecer petrolina e os turismas mesmo terem o animo e vontade em retornar mais vezes. Juazeiro dar um banho em cultra e eu como Petrolinense tenho vergonha em dizer isto, mais prefiro curtir a cultura juazeirense justamente por não ter em petrolina, e quando um petrolinense ou turista prefere juazeiro quem perde com isto é o proprio municipio de Petrolina que deixa de arrecada impostos e com isto perde RENDA (dinheiro) para Juazeiro.

    1. Watergate disse:

      A unica coisa em Juazeiro que atraia turista era o Chalako. Até isso fizeram questão de acabar!

  8. sem noção disse:

    É vamos esperar pra ver se, é. que podemos ver esse projeto mirabolante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários