Na próxima semana – dia 28 de julho – será lançado em Petrolina o Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020, um pacote de ações e políticas públicas da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD). O evento acontecerá das 9h às 12h30, no prédio do Banco do Brasil (BB).
O lançamento será feito pelo titular da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário em Pernambuco, Rodrigo Almeida. Ele falará sobre as diretrizes das políticas públicas que integram o programa. “Somente para linhas de crédito do Pronaf, a SEAD disponibilizou recursos da ordem de R$ 30 bilhões”, diz Almeida.
A grande novidade do programa, que passa a ser plurianual, é a diminuição de juros do crédito rural. Os juros para a safra 2017/2020 variam de 0,5%, 2,5% e 5,5% ao ano. “Taxas reduzidas também favorecem sistemas de produção de base agroecológica e orgânica, assim como investimentos em produção de energia renovável, irrigação, armazenagem e práticas sustentáveis de manejo do solo e da água”, ressalta.
O Plano Safra é um conjunto de ações para o fortalecimento da agricultura familiar e possui dez eixos de atuação voltados para a segurança jurídica da terra, titulação e regularização fundiária, seguro da produção, ações para o Semiárido, assistência técnica e extensão rural (entre outras).