Planos de saúde terão de garantir realização de testes rápidos para detecção do novo coronavírus

por Carlos Britto // 28 de julho de 2020 às 18:32

Foto: Bernardo Portella/Fiocruz

A partir de agora os planos de saúde deverão assegurar a realização do teste sorológico para o novo coronavírus (Covid-19). A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3.885/2020, de autoria do deputado federal Gervásio Maia, garantindo esse direito. A iniciativa contou com a assinatura de coautoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB).

Os testes sorológicos, também conhecidos como testes rápidos (feitos a partir da coleta de sangue), detectam anticorpos – ou seja, se a pessoa já teve contato com o vírus -, mas apenas cerca de dez dias após o contato. Já os testes moleculares (ou RT-PCR), feitos a partir da coleta de mucosa do nariz e da garganta, permitem a detecção do vírus já nos primeiros dias da doença.

Com o atual cenário provocado pela pandemia do novo coronavírus, a testagem em massa é uma saída para a gente conseguir controlar a disseminação desse vírus e, com o apoio dos planos de saúde, podemos mudar esse cenário e combater de maneira mais eficaz essa doença“, avaliou Gonzaga.

Planos de saúde terão de garantir realização de testes rápidos para detecção do novo coronavírus

  1. Rafael Torres disse:

    Parabéns Dep. Gonzaga Patriota pela iniciativa. Também deve lutar para incluir esse teste no SUS. Afinal, gastou-se bilhões para o enfrentamento da COVID, acho que esse esforço é possível

  2. Critico disse:

    Mais um motivo pra os preços dos planos dispararem, pois vai ter um nonte de curioso que não toma os cuidados necessários fazendo dezenas de testes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários