Cinco plantações com mais de 200 mil pés de maconha foram erradicadas por policiais da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) na zona rural de Curaçá, no norte da Bahia, ontem (1º). As roças foram localizadas após denúncias anônimas enviadas para o WhatsApp da Companhia.
A primeira – localizada em uma fazenda nas proximidades da comunidade de Matinha – tinha 90 mil pés da erva. Um menor, que estava no local e tentou fugir num barco a remo, junto com um homem não identificado, foi apreendido e assumiu que a plantação era sua. Outros três homens num barco a motor conseguiram fugir para o Estado de Pernambuco.
Com o menor, os PMs apreenderam uma espingarda calibre 12, carregada com três munições intactas. Na fazenda ainda foram encontrados um saco com 300 gramas de maconha pronta para o consumo, uma garrafa de vidro cheia de sementes e quatro ‘sementeiras’ com ervas prontas para serem plantadas.
Já em ilhas próximas foram localizadas pela policia outras quatro roças com 120 mil pés de maconha – totalizando 210 mil. Toda plantação foi erradicada e incinerada no local. O pai do menor apreendido também foi conduzido à delegacia de Curaçá. O caso é investigado pela Polícia Civil (PC).