A Polícia Militar da Bahia (PMBA) deflagrou na manhã desta quarta-feira (4) a 13ª Operação ‘Força Total’ – a sexta, somente neste ano. A ação incluiu também os 19 municípios de abrangência do Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N), sendo Juazeiro a base principal.
Foram estabelecidos 113 pontos de abordagem policial simultâneos espalhados em Juazeiro e nos 18 municípios do norte do Estado. Ao todo foram empregados 295 PMs (do serviço operacional e administrativo), além de 74 viaturas e 10 motocicletas.
Supervisionada pelo comandante do CPR-N, Coronel PM Valter Araújo, e o subcomandante, tenente-coronel Brandão Júnior, a operação foi coordenada pela equipe do Centro de Planejamento Operacional e Decisões Estratégicas (CPODE) e teve a participação de todas as unidades operacionais da Corporação – 6º BPM; 25ª, 45ª, 54ª, 73ª, 74ª, 75ª, 76ª e 96ª Companhias Independentes; e a Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Norte (Rondesp), além da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Caatinga).
Em Juazeiro, as equipes passaram pelo centro comercial, praças públicas, feiras livres e em vias de grande circulação de transeuntes. O balanço da operação foi considerado positivo pelo CPR-N.