A Polícia Militar da Bahia (PMBA) realizou na manhã desta sexta-feira (11) o sorteio eletrônico das 2.414 vagas para o ingresso de novos alunos nos Colégios e Creche da PMBA, realizado no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), no bairro de São Marcos. No processo seletivo deste ano, 50.422 candidatos inscritos concorreram a uma das 2.381 vagas disponíveis para os 15 colégios da Capital e Interior. Já em relação à creche da Polícia Militar/CMEI Nossa Senhora das Graças, 7.568 disputaram a uma das vagas acessíveis a unidade.
Durante a abertura do evento, o diretor do Departamento de Modernização e Tecnologia (DMT), coronel Ronaldo Tosta, acompanhado do diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), coronel Sérgio Baqueiro, apresentou o funcionamento do sistema de sorteio para o público presente, inclusive, com simulação e mecanismos técnicos.
Para a estudante Vanessa Martins, mãe Miguel Gomes, candidato contemplado no sorteio de uma das vagas do 6° ano no CPM Cajazeiras, o resultado foi maravilhoso, mas muito tenso. “Estou muito feliz com o resultado, afinal, era exatamente isto que eu queria, matricular o meu filho em uma escola pública que oferece um ensino de excelência”, revelou.
O coronel Baqueiro reiterou o desejo em poder atender a todos, mas o número de inscritos foi surpreendente e bem acima do esperado. “Estou alegre pelos que foram sorteados, mas angustiado pelos pais que não conseguiram êxito no sorteio, pois sei que desejavam muito esse ingresso“, disse. Para conferir a lista dos sorteados é só acessar o site da PMBA.
Seria justo se contemplação fosse por competência e não na sorte. Melhor seria um processo seletivo sendo realizado provas.