A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Educação (PNAD), divulgada pelo Intituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BGE), trouxe dados importantes sobre a educação em Pernambuco. Em 2023, 10,1% dos pernambucanos com 15 anos ou mais eram analfabetos. No Brasil, no mesmo período, a taxa ficou em 5,4%, o equivalente a 9,3 milhões de pessoas.
A queda no analfabetismo em Pernambuco foi de 1,9% se comparado ao ano de 2016, quando o índice foi de 12%. Isso mostra que os esforços para melhorar a educação estão trazendo resultados.
No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados. A população preta e parda segue com as maiores taxas de analfabetismo no Estado em todas as faixas etárias. Do total de pessoas analfabetas no Brasil, 3,2% delas são brancas e 7,1% pardas ou pretas.
Em Pernambuco, a maioria da população tem ensino médio completo, o que representa 31,3%. Já 30,9% dos pernambucanos possuem ensino fundamental incompleto. O ensino superior completo é o terceiro grupo com maior parcela da população, totalizando 14,4%. A análise dos indicadores ao longo do tempo mostra uma tendência de queda entre a população sem instrução ou ensino fundamental incompleto, enquanto cresce a parcela dos que completaram o ensino médio e superior. As informações são do IBGE.