Perfuração de poços tem sido a alternativa contra a seca em Santa Cruz (PE), afirma prefeito

por Carlos Britto // 05 de abril de 2013 às 08:00

Gilvan Sirino2Nos quatro meses à frente da prefeitura de Santa Cruz, sertão do Araripe pernambucano, o prefeito, Gilvan Sirino (foto), do PR, tem um adversário forte e que não está na Câmara de vereadores (dos nove parlamentares apenas um é da oposição). O vilão é a estiagem que já secou barragens e vários pontos de água no município.

Nós temos grandes barragens em Santa Cruz como a do Caboclo e a do Gentio que nunca secaram e hoje estão sem água”, informa o prefeito. A salvação, diz o gestor municipal, tem sido buscar água no subsolo. Até agora 20 poços tubulares foram perfurados no município com vazão satisfatória na maioria deles.

Está sendo uma das grandes soluções, a salvação para muitas pessoas e os animais”, relata Gilvan Sirino. “E a gente vai continuar esse programa, mesmo que chova, porque a seca no Nordeste existe praticamente todo ano”, acrescenta.

Além disso, caminhões da Operação Seca (mais de vinte), pagos pelo Exército, e outros carros-pipa contratados pela prefeitura estão distribuindo água para armazenamento em cisternas e reservatórios nas localidades mais afetadas pela estiagem em Santa Cruz.

Desde o ano passado, os caminhões do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) deixaram de abastecer os moradores da zona rural de Santa Cruz. Segundo o prefeito Gilvan Sirino, o governo do Estado cancelou todos os contratos dos ‘pipeiros’ que atuavam no município.

Perfuração de poços tem sido a alternativa contra a seca em Santa Cruz (PE), afirma prefeito

  1. mara disse:

    até q enfim o prefeito saiu da toca. . e realmente a barragem do caboclo e gentil tao seca a anos. mais cade as maquinas para fazer limpeza.

  2. Niwdeleide disse:

    Meus pais moram no interior do município, região do povoado de poço danrtas , a 21 km da sede e nunca receberam um pipa de agua seja colocado pelo exército e muito menos pelo Ipa. Tëmos que comprar água pagando em torno de R$ 300,00 a r$ 400,00 por pipa de água, então são algumas cisternas que são abastecidas e nãqo todas.

  3. paulo disse:

    VAI MENTIR ASSIM LÁ LONGE GILVAM CONHEÇO AGRICULTORES QUE PARA CAVAR UM POÇO ARTESIANO FOI PRECISO PAGAR U VALOR DE 3000 REAIS AGORA ELE VEM DIZENDO QUE ESTÁ FAZENDO UM PROGRAMA DE PERFURAÇÃO DE POÇOS E AGORA VEM MENTIR DIZENDO QUE ESTÁ FAZENDO ISSO O O POVO TA VENDO!!!!!

  4. JOAO disse:

    PIPAS QUE POR EXEMPLO QUE SÓ UM COMERCIANTE TEM MAIS DE 20 CAMINHÕES PIPAS LOCADOS PELO EXERCITO QUE POR INCRÍVEL QUE PAREÇA AINDA DEIXA O POVO PASSAR SEDE !!!!!!

  5. chico disse:

    joao si voce citar o nome desse comerciante eu acredito.
    si voce não citar o nome voce e o grande metiroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários