Polêmica e desabafos na Casa Plínio Amorim: Projeto das casas populares é aprovado

por Carlos Britto // 05 de novembro de 2009 às 01:06

DSCF1301Em meio à polêmica e desabafos, o projeto de lei 030/09 do Executivo Municipal de Petrolina, que prevê a construção de 1.044 moradias populares no bairro Pedra Linda, dentro do programa Operações Coletivas, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da Casa Plínio Amorim, na sessão ordinária de ontem (04).

A Prefeitura de Petrolina também fica autorizada a uma abertura de crédito suplementar à Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano no valor de R$ 1,56 milhão para a construção das casas. Esta seria a contrapartida do Executivo municipal para os R$ 10 milhões investidos no programa pela União.

Como já tinham afirmado à imprensa na terça-feira (03), as lideranças do Movimento dos Sem Teto (MTST) compareceram em bom número à sessão. Na faixa que estenderam no plenário, na qual se lia “os moradores de Petrolina querem melhores condições de vida”, eles não esperariam outra decisão dos vereadores, senão a aprovação do projeto, o que acabou ocorrendo.

Mas durante toda a sessão, muitas discussões aconteceram. A primeira delas remeteu-se ainda à semana passada, quando o presidente da Comissão de Obras, vereador Dedé da Simpatia, havia sido acusado de ter solicitado a retirada do projeto da pauta de votação – o que não aconteceu.

Na verdade, o projeto nem chegou a entrar na pauta. Mas os comentários do prefeito Júlio Lóssio à imprensa, de que vereadores petrolinenses queriam enterrar o projeto, deixou Dedé bastante chateado. O vereador, no entanto, contou com a solidariedade dos colegas. Mesmo assim fez seu desabafo.

“Qualquer projeto precisa de um parecer, precisa ser analisado pelas comissões antes de ser votado. E somente hoje (ontem) ele está na pauta, não na semana passada, hoje é que nós vamos votar”, disse Dedé, minutos antes de o projeto ser aprovado (veja logo mais entrevista com Dedé da Simpatia sobre o assunto).

Mas a polêmica não ficou nisso. Antes da votação, especulou-se se as casas seriam financiadas, e não doadas aos beneficiários. O líder do governo, Dr. Pérsio Antunes, descartou qualquer hipótese de financiamento das residências.

Ele garantiu que as famílias contempladas pelo Operações Coletivas terão seus imóveis sem qualquer ônus porque, nesse caso, os recursos do governo federal virão a fundo perdido (não reembolsáveis). “Podem dormir tranquilos. A casa de vocês será de graça, porque por esse programa  nenhum de vocês vão pagar um real. Os custos serão do governo federal e do municipal”, ratificou, sendo bastante aplaudido pelos Sem Teto.

O projeto teve duas emendas – uma da vereadora Anatélia Porto, e a outra de Márcia Cavalcante.

Polêmica e desabafos na Casa Plínio Amorim: Projeto das casas populares é aprovado

  1. Tadeu disse:

    Parabéns a Paulo MTST, pela coragem e ousadia de leva O POVO na casa que e Nossa Plínio Amorim. Força do povo prevalece.
    Com emenda este projeto passou. Lembro: os maiores interessados tiveram conhecimento do projeto na hora quando a Vereadora solicitou copia do Projeto de nº 30 para os líderes do Movimento, cabe agora o Executivo sentar com a Caixa e ver essas Emendas. O prazo com CAIXA vai vencer para liberação destes recursos, agora e vez do Executivo corre atrás do prejuízo.

    Tadeu Plínio.

  2. SEM CASAS disse:

    Tem muita gente infiltrada nesses movimentos q já tem casas e terrenos em Petrolina.

  3. ROSE disse:

    MUITO BEM DEDE DA SIMPATIA ERA ISSO QUE ESERAVA DE VC ESSE PREFEITO E QUE E UMA LASTIMA VAMOS PINTAR O ROSTO E BOTAR ELE PRA FORA SE ELE NÃO MOSTRAR PRA QUE VEIO

  4. Eleitor disse:

    Cade Tadeu Camaleão… espero seu nobre comentario..

  5. zé lezim disse:

    Ai gente as pessoas tem que se informar melhor das coisas para ai sim fazer um comentário, não tenta jogar uma pessoa honesta como o vereador dede da simpatia que tem caráter e trabalha para o povo, Tadeu deve ser px saco de Jl vai trabalhar e ajudar o seu prefeito incompetente.

  6. jardim amazonas feliz disse:

    espero que a Prefeitura junto com a Secretaria de obras investige realmente esta pessaos contempladas, porque muitas tem casa propria, se não caimos com a boca no TROMBONE….

  7. Fernando disse:

    Se é de graça…. amanhã essas pessoas estarão vendendo as casas para poder exigir outra casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários