A Polícia Civil (PC) deflagrou nesta terça-feira (17) uma operação com vistas a reprimir crimes contra a ordem tributária em Petrolina. Segundo informou a assessoria de comunicação da PC, foram cumpridos durante toda manhã quatro mandados de busca e apreensão contra empresas que sonegavam o Imposto Sobre Serviços (ISS) no município e escritórios de contabilidade que ajudavam a fraudar notas fiscais e recolhimentos na área central da cidade.
De acordo com a delegada Francisca Polyanna Neri, titular da 214ª Circunscrição, esta é a primeira operação do tipo no município. As investigações começaram há cerca de dois meses, através de uma denúncia da Secretaria da Fazenda Municipal, que atuou em conjunto com os policiais durante toda a investigação.
No total foram apreendidos oito notebooks, três computadores (CPU’s), dois HD’s externos e notas fiscais falsificadas com valores variados. Ao menos quatro pessoas (que não tiveram seus nomes revelados) foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimento.
Sonegação
De acordo com o secretário da Receita Municipal, Allan Maux, um levantamento preliminar dá conta que mais de R$ 80 mil foram sonegados dos cofres do município. As investigações da Polícia, que contam com a parceria de auditores fiscais de Petrolina, continuarão no sentido de averiguar oito novas empresas sob suspeita de sonegação. Policiais civis irão remeter cópia do inquérito sobre o caso para a Secretaria da Fazenda Estadual e Federal. O objetivo é verificar se a prática criminosa não está também nessas duas esferas. (Foto: DII 2/divulgação)