A partir de abril, 1.100 alunos do curso de formação de soldados da Polícia Militar (PM) receberão capacitação em direitos dos animais. A disciplina abordará a legislação vigente, além de ensinar aos profissionais como prevenir e identificar sinais de maus-tratos, os deveres do tutor responsável e como agir e orientar o cidadão em relação aos direitos dos animais. A novidade foi anunciada nesta sexta (6).
A iniciativa será fruto de uma parceria inédita entre a Secretaria-Executiva de Direitos dos Animais (Seda) do Recife e a Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS). As aulas serão ministradas no campus de Ensino Metropolitano I da Academia Integrada de Defesa Social (Acides), localizado no bairro do Curado, na Zona Oeste da Capital.
Conforme o secretário-executivo de Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal, o objetivo é criar uma nova visão de respeito ao animal e respeito à vida.
“A pacificação social, missão das polícias, inclui os direitos dos animais. Crimes cometidos contra outras espécies não são menores, pois a violência é progressiva”, afirmou, acrescentando que esse tipo de capacitação deve ser estendido a outros cursos de formação, como o de delegado. A previsão é de que os novos soldados comecem a atuar em agosto. As informações são da Folha de Pernambuco.