O agente da Polícia Federal (PF), Lucas Monteiro Caribé, foi morto em confronto com membros de uma facção criminosa durante a deflagração da Operação ‘Fauda’ no bairro de Valéria, em Salvador na manhã desta sexta-feira (15).
Outros dois policiais ficaram feridos durante a ação e levados para o Hospital Geral do Estado (HGE). O estado de saúde deles não foi divulgado. Até o momento há a confirmação de dois suspeitos mortos no confronto.
Por conta da operação o trânsito foi bloqueado na BA-528, conhecida como Estrada do Derba, o que causa um intenso congestionamento na via. Os criminosos se refugiaram em uma região de mata fechada. Cerca de 100 policiais de unidades ordinárias e especializadas das forças federal e estadual participam da operação integrada. Dois fuzis, carregador e munições foram apreendidos.
Reforço
A PF na Bahia vai receber reforço de efetivo ainda nesta sexta. Uma equipe de 15 policiais do Comando de Operações Táticas (COT) de Brasília e um helicóptero chegam a Salvador no fim do dia. Dois veículos blindados do COT já estão na capital baiana com outros 15 agentes da força especial.
Os policiais federais davam apoio a uma operação da polícia civil e da PM baianas, quando se depararam com 40 criminosos armados de fuzis em uma mata, na periferia de Salvador, durante a madrugada.
O grupo de criminosos se preparava para tentar retomar uma área de uma facção rival durante uma guerra pelo domínio do tráfico na região. O tiroteio durou mais de meia hora. O agente federal Lucas Caribé foi atingido com um disparo de fuzil na cabeça. Ele é baiano e foi cremado na tarde de hoje, em Salvador.
As operações da força tarefa de segurança, com as equipes do COT da PF, vão se concentrar na área onde ocorreram os confrontos desta madrugada. (Fonte: Bahia Notícias)