A 39ª edição da Missa do Vaqueiro acontece este fim de semana em Serrita, Sertão pernambucano. O ponto alto será amanhã (26) com celebração em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, assassinado em julho de 1954.
Localizada a 544 quilômetros do Recife, Serrita recebe pessoas de diversas partes do Nordeste para a festa, considerada um dos mais importantes eventos culturais e religiosos do Estado.
Em sua 39ª edição, a missa promovida pela Fundação Padre João Câncio, Prefeitura de Serrita e governo do Estado, contará com esquema especial de policiamento. Efetivos do Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Polícia Militar garantirão a segurança dos moradores e turistas, além de assegurar a fluidez no trânsito na rodovia PE-507.
De acordo com o major Valme Zeferino, além dos 50 policiais deslocados para a festa, a segurança será feita em parceria com policiais da Operação Polígono.
A festa acontece no Parque Lajes, a 70 quilômetros de Serrita. Foi montada estrutura com pátio de forró, posto médico, exposição de 20 telas sobre a cultura nordestina e anfiteatro em formato de ferradura, de 50 mil metros quadrados.
Amanhã às 10h, é o ponto alto da festa, quando acontece a Missa do Vaqueiro, espetáculo cultural, religioso e popular. Depois da celebração, apresentam-se Josildo Sá, Bia Marinho, o poeta Pedro Bandeira e os aboiadores Chico Justino, Cícero e Ronaldo.
O público esperado, segundo estimativas da organização, é de aproximadamente 70 mil pessoas.
A missa tem sua origem na morte do vaqueiro Raimundo Jacó, em 08 de julho de 1954. Ele foi assassinado por Miguel Lopes, seu companheiro de trabalho, na caatinga do Sítio Lajes, em Serrita. Em 1970, o sanfoneiro Luiz Gonzaga, primo da vítima, o poeta Pedro Bandeira, e o padre João Câncio se reuniram em homenagem a Jacó. No local de sua morte foi realizada a primeira celebração e uma homenagem à figura do vaqueiro nordestino. A missa ficou conhecida como a luta pela justiça de um crime misterioso. O local da tragédia se transformou em um espaço de celebração religiosa e festa popular.