A ordem de serviço para construção da quarta policlínica construída pelo Governo da Bahia foi assinada pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (6), em Irecê, norte do estado. O equipamento será administrado por meio de um consórcio interfederativo de saúde e atenderá 19 municípios da região com até 18 especialidades médicas, além de serviços de apoio ao diagnóstico como radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e ressonância magnética. O investimento de R$ 19 milhões beneficiará mais de 420 mil pessoas.
Rui visitou o terreno no qual será construída a policlínica, que já passa por terraplanagem, e conheceu o projeto. “Quem precisar de qualquer exame, vai poder fazer aqui, porque teremos todos os equipamentos. Estamos regionalizando o atendimento, levando a saúde para o interior, onde vivem 80% da população”, ressaltou. Ele também explicou como funcionará a gestão do equipamento. “Do custeio, 60% será rateado entre os municípios do consórcio e 40% será bancado pelo Estado, para levar saúde para o povo”.
Um Centro Público de Economia Solidária (Cesol) – espaço que oferece, gratuitamente, qualificação técnica e assistência jurídica, contábil e administrativa a empreendimentos desse segmento, além de comercializar seus produtos e articular oportunidades na geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo – também foi inaugurado pelo governador no município.
Rui ainda entregou seis viaturas da Polícia Militar, além de um caminhão-baú à Cooperativa de Trabalho Agropecuária Mista de Barro Alto, de Irecê, bem como um caminhão-basculante e uma motoniveladora, respectivamente, às Prefeituras de Canarana e Central. Para garantir assistência técnica aos produtores da região, o governador ainda autorizou a celebração de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) e a Cooperativa de Apicultores e Apicultoras do Território de Irecê, no valor de R$ 586 mil. (fonte: Secom-BA/ foto: Mateus Pereira/divulgação)