Polígono da maconha agora é do crack

por Carlos Britto // 29 de novembro de 2009 às 08:32

crackA maconha saiu de moda. Território do Sertão pernambucano conhecido nacionalmente pela produção e comércio da erva, o Polígono da Maconha vive agora a era do crack.

Em Salgueiro  o crack substitui ou complementa o uso de álcool e de maconha, mas ainda é uma palavra proibida. As famílias dos usuários e os dependentes respeitam a lei do silêncio imposta pelos traficantes sertanejos. Temem também uma morte social, causada pelos olhares enviesados dos vizinhos, carregados de julgamento.

Fenômeno semelhante ocorre em outros municípios mais movimentados do polígono, como Serra Talhada e Floresta. Na geometria da região, Salgueiro sempre se destacou pela localização estratégica para o tráfico. Faz divisa com nove municípios, um deles Pena Forte, no Ceará, e ainda é caminho para o Piauí. Por conta disso, é a única cidade do sertão que tem uma unidade da Polícia Federal.

A situação também justificou a instalação no município da sede da Operação Mandacaru, entre 27 de novembro de 1999 e 18 de janeiro de 2000. A ação visava principalmente o combate ao plantio e ao tráfico de maconha. O tempo tratou das mudanças e hoje já se houve falar que Salgueiro é a capital do crack no Sertão. “O consumo de crack está igual ao de maconha por aqui. E atingiu todas as classes sociais”, alerta a delegada municipal de Salgueiro, Antônia Erandy.

Em Salgueiro, município de quase 56 mil habitantes falta estrutura de tratamento específico para dependentes. Na região, os usuários só podem contar, em momentos de crise, com o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Rasga Tristeza, que é específico para pessoas com transtornos mentais acima de 18 anos. Além disso, há cinco leitos psiquiátricos no hospital regional.

As informações são do Diário de Pernambuco (foto ilustrativa)

Polígono da maconha agora é do crack

  1. Alguem de Orocó disse:

    Caro Carlos Brito

    E verdadeira esta materia, aqui em Orocó, isto acontece diuturnamente, em frente as autoridades policiais, e autoridades politicas, que sempre de forma impotente nada faz para proibir este mal que acaba com a vida de qualquer familia. Outro dia estive presente em uma seção da camara municipal de Orocó, um vereador corajosamente abordou o assunto com muito preocupação e resposabilidade, pra minha supresa, o restante dos vereadores da casa nada falaram nem tão pouco se mostraram preoculpados com o assunto que ora era levado em discurssão. Fiquei indignada, pois o sujeito a quem dei meu voto nem abriou a boca, mesmo sabendo que esta mal atormenta todos nos Orocoense. Com a palavra o Senhor Prefeito o poder judiciario e os responsaveis pela segurança e zela pelas familias desta cidade.

  2. FÁTIMA disse:

    Inteligente é quem diz não, a qualquer tipo de drogas. Só existe traficantes pq nossa gente tem pouca inteligencia e aceita viver a vida sem paz, sem dignidade, sem saúde e fazendo a sua família sofrer.

  3. TENHO MEDO DO DETRAN-PE disse:

    Carlos:

    Venho ao seu blog para denunciar o que toda a população de Petrolina sabe e estranhamente fica calada e não toma nenhuma atitude; Há alguns dias visualisei um dos mais enojantes espetáculos de corrupção e gatunagem da minha vida: As propinas descaradamente pedidas pelo pessoal do DETRAN que vem do Recife; É escancarado: se vc tem 40, 50 ou 70 reais vc nem pega na direção do carro ou moto, e se pegar e errar os testes, não tem problema, uma “oncinha” resolve.
    O pior é que isso nunca foi segredo e nem é coisa nova, todos sabem, quase todos que já fizeram testes no DETRAN em Petrolina já foram assediados por essa quadrilha e eu nunca ví nem vestígios de nenhuma das nossa polícias para ao menos amenizar tamanha barbaridade. Digo que também há uma grande colaboração por parte de algumas auto-escolas da região, que intermediam as negociações, estranhamente aprovando pessoas que não têm as mínimas condições de guiar um veículo automotor em nosso já complicado trânsito petrolinense, o resultado dessa máfia odiosa nós temos viso em hospitais e velórios da região todos os dias: Mortes e inutilização de órgãos e vidas;
    Espero que nossas autoridades abram os olhos, e inibam esses verdadeiros bandidos estatais que todos os meses vêm à nossa cidade apenas encher os bolsos de dinheiro sujo e as ruas de motoristas ruins, resultando na perda de inúmeras vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários